Operação mira suspeitos de extração e comercialização ilegal de bentonita
Letícia Graziely da Silva
Publicado em 30 de agosto de 2022 às 14:05 | Atualizado há 2 anosA Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira, 30, uma operação com objetivo de desarticular uma associação criminosa voltada para a extração e comercialização ilegal do mineral bentonita e lavagem de dinheiro.
Segundo a PF, aproximadamente 40 Policiais Federais cumprem hoje 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 6ª Vara Federal em Campina Grande (PB), nos Municípios de Cubati, Soledade, Olivedos e Campina Grande.
Conforme a corporação, a investigação teve início em 2018 a partir de Relatórios de Fiscalização da Superintendência de Administração e Meio Ambiente no Estado da Paraíba (SUDEMA/PB), tendo sido desvelado um esquema de extração ilegal do minério bentonita no município de Cubati (PB) com posterior venda para empresas beneficiadoras instaladas em Soledade(PB).
“Foram, ainda, coletados indícios de que as empresas podem estar utilizando artifícios para dar aparência de legalidade e, assim, revender os bens no mercado nacional a preço abaixo do valor de mercado”, afirma a PF.
Os investigados responderão pelos crimes de extração ilegal de recursos minerais e exploração de mineral e matéria-prima da União, bem como lavagem de dinheiro, previstos, respectivamente nos artigos 55 da Lei 9.605/98, art. 2º caput da Lei 8.176/91 e artigo 1º da Lei 9.613/98.
Leia também:
- Rádio clandestina que funcionava nos fundos de uma igreja é fechada
- 24 candidatos goianos assinam manifesto em defesa da educação
- Servidoras da Comurg conciliam trabalho com universidade