Polícia investiga suspeita de injúria racial e agressão a mulher negra
Eliade Costa
Publicado em 2 de abril de 2022 às 12:51 | Atualizado há 3 semanasA polícia de São Paulo está investigando uma denúncia de agressão e injúria racial a Eliane Aparecida de Paula que é cozinheira e trabalhava num apartamento de um prédio, na região dos Jardins, área nobre de São Paulo. Câmaras de segurança registrou o momento em que a vítima se senta em um banco para esperar o transporte para voltar para casa e a moradora Patrícia Brito Debatin chega até a cozinheira com xingamentos. Veja abaixo:
Eliane conta que tentou ignorar, mas segundo ela, a moradora disse que ela não poderia ficar ali e tentou intimidá-la. As imagens mostram três minutos de discussão entre as duas, e a moradora empurra Eliane. Ela então decide chamar a polícia e tenta impedir Patrícia de sair da portaria.
A moradora ainda puxou o cabelo de Eliane e bateu a cabeça dela contra a parede. A confusão acabou somente quando o porteiro do prédio conseguiu afastar a moradora. O caso aconteceu no dia 22 de outubro do ano passado. A vítima pediu as imagens das câmeras da portaria imediatamente, mas elas só foram liberadas agora, cinco meses depois, por ordem da Justiça.
Não foi possível localizar o sindico do prédio para que se posicionasse sobre o ocorrido. Ao advogado da vítima alegou que não podia ceder espontaneamente o vídeo por causa da Lei Geral de Proteção de Dados, mas confirmou que a agressão havia sido registrada. Ele entregou as imagens quando recebeu a decisão da Justiça.
Não foi possível localizar a moradora para que se posicionasse sobre o ocorrido. A investigação começou oficialmente na quinta-feira 31. A polícia ainda vai ouvir Patrícia Brito Debatin.
Segundo informações do G1
Leia também:
- Trote em Universidade deixa cerca de 20 alunos com queimaduras, no Paraná
- Trote em Universidade deixa cerca de 20 alunos com queimaduras, no Paraná
- Três suspeitos de aplicar golpe “bença tia” são presos