Taxa de desemprego do Brasil é a 4ª maior do mundo
Hélio Lemes da Silva Filho
Publicado em 22 de novembro de 2021 às 09:56 | Atualizado há 2 semanasUm levantamento feito pela agência de classificação de risco Austin Rating, mostra que o Brasil possui hoje a 4ª maior taxa de desemprego do mundo entre as principais economias mundiais. O ranking foi elaborado a partir de dados de mais de 40 países, os quais divulgaram dados oficiais no 3º trimestre.
A pesquisa indica que o desemprego no Brasil é mais que o dobro da média global, e que a taxa é a pior entre os países que compões os 20 mais ricos do mundo e a União Europeia (G20), pois já divulgaram os dados referentes aos meses de agosto ou setembro.
O Brasil teve uma queda na taxa de desemprego no mês de agosto, e encerrou o trimestre com 13,2%. A taxa indica que ao final de agosto, o Brasil tinha até então 13,7% de trabalhadores desempregados, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento também levou em questão a pandemia provocada pela Covid-19, e que antes da pandemia o índice de desemprego no país ficava abaixo de 12%, mas que no primeiro trimestre deste ano, ela subiu para 14,7%.
Países como Costa Rica, Espanha e Grécia tiveram uma taxa de desemprego maior que a do Brasil conforme mostre o raking. Confira:
África do Sul, Arábia Saudita e Argentina que também fazem parte do G20, foram os únicos países a não divulgarem os dados de desemprego no 3ª semestre até o momento.
De acordo com o levantamento e com os países que fazem parte da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), foi registrada uma queda na taxa de desemprego no mês de setembro, que neste momento é de 5,8%. Conforme o levantamento, o resultado mostra que a taxa está 0,5% mais alta do que o percentual registrado antes da pandemia, em fevereiro do ano passado.
O ranking mostra ainda que na zona do euro, a taxa de desemprego em setembro foi de 7,4%, resultado este registrado no período pré-pandemia. Já nos Estados Unidos a taxa caiu para 4,8%, em comparação com o mês de agosto que registrou 5,2%.
*Com informações do G1
Leia também:
- Boogarins, com disco ‘Bacuri’, chega à síntese de uma sonoridade caseira
- Mostra leva mundo mágico do cinema silencioso a Pirenópolis
- Gilberto Mendonça Teles deixa enorme vazio na cultura goiana
- Eita! Gracyanne Barbosa expõe qual foi a gota d’água para término com Belo: ‘Me enganou’
- Tarcísio de Freitas admite erro sobre câmeras em fardas e promete reformas na Polícia Militar