Amônia vaza em frigorífico de Formosa
Diário da Manhã
Publicado em 28 de setembro de 2019 às 00:59 | Atualizado há 5 anos
Na manhã desta sexta-feira (27), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) atuou em vazamento de amônia em um frigorífico de Formosa, interior de Goiás.
A substância foi encontrada em estado gasoso. No local, equipes do CBMGO realizaram o isolamento da área e a identificação do produto perigoso, amônia no estado gasoso. Os bombeiros fecharam as válvulas do sistema hidráulico, o que sanou o vazamento.
Perigos da Amônia
A amônia é muito utilizada nos sistemas de refrigeração nas empresas de alimentação. Apesar de não ocorrer vítimas nesse caso, a substância é nociva à saúde humana.
Ao ser inalada, a amônia é um gás irritante poderoso das vias respiratórias, olhos e pele. Se o tempo e o nível de exposição for alto, podem ocorrer efeitos que vão de irritações leves a severas lesões corporais.
A inalação da amônia pode causar dificuldades respiratórias, broncoespasmo, queimadura da mucosa nasal, faringe e laringe, dor no peito e edema pulmonar.
Se ingerida, causa náusea, vômitos e inchação nos lábios, boca e laringe.Em contato com a pele, produz dor, eritema e vesiculação. Em altas concentrações, pode haver necrose dos tecidos e queimaduras profundas.
]]>