Bebês são vacinados contra vírus respiratório em Goiânia
Luana Floriano
Publicado em 18 de fevereiro de 2021 às 13:22 | Atualizado há 4 anosNesta quinta feira (18) será realizada a primeira etapa de imunização de bebês contra o vírus Sincicial respiratório (VSR). De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, o vírus é um dos maiores causadores de doenças respiratórias em crianças com até 2 anos.
O anticorpo utilizado para a prevenção é o Palivizumabe. A aplicação ocorrerá de 8h às 11h, na farmácia de Medicamentos Especiais, na Vila Viana. Segundo o G1, para não ter aglomerações as crianças foram divididas conforme escalonamento:
- 8h: crianças com nomes iniciados pelas letras A e D;
- 9h: crianças com nomes iniciados pelas letras E e H;
- 10h: crianças com nomes iniciados pelas letras I e N;
- 11h: crianças com nomes iniciados pelas letras O e Y.
De acordo com Karla Roldão, gerente de Assistência Farmacêutica da SMS, o palivizumabe é uma imunoglobulina, ou seja, é um anticorpo pronto. Quando administrado em um bebê, promove a imunização passiva. O medicamento é de alto custo, oferecido pelo Ministério da Saúde e aplicado por meio de injeção intramuscular.
A vacinação contempla 40 crianças que fizeram a solicitação prévia para o recebimento do medicamento. Logo, todas encaminhadas pelos seus pediatras. Os contemplados receberão cinco doses, de fevereiro a junho. Assim, o calendário da segunda vacinação ainda está sendo decidido.
Karla ressaltou que o vírus é bastante comum nessa época do ano. Responsável por até 75% das bronquites e 40% das pneumonias. Causa também sintomas similares aos de um resfriado.
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000