Goiânia é a cidade mais ‘rude’ do país, segundo pesquisas
Nathalia Silva
Publicado em 13 de janeiro de 2023 às 19:31 | Atualizado há 2 anosEm 2023, Goiânia completa 90 anos e aos que moram na cidade têm muitos motivos para se orgulharem, dentre eles, é a terra natal do sertanejo, possui o maior acervo nacional de Art Déco, está no topo de grandes projetos socioambientais e abriga a mais ampla área verde por habitante do Brasil.
Em contrapartida, a educação está em falta. Em pesquisa da plataforma Preply, seus habitantes elegeram Goiânia como a cidade mais rude do país, com base em comportamentos como falar alto em público e utilizar o celular sem fones em espaços abertos.
A pesquisa pediu para 15 moradores da cidade expressarem com que frequência observam 12 atitudes grosseiras na cidade onde vivem. Ao final, cada comportamento recebeu uma pontuação e, com isso, foi calculada a pontuação geral para todas. Os municípios mais rudes, como Goiânia, obtiveram as maiores notas, 6,76.
A cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, não ficou atrás com a pontuação média de 6,58, em que foi eleita o segundo município onde as pessoas são mais mal-educadas. Ao Sul, Porto Alegre completou o pódio, com 6,50 de média.
Yolanda Del Peso, especialista em Outreach da Preply, explica: “Não é como se todas as pessoas desses lugares fossem rudes e grosseiras, mas podem manter alguns costumes que incomodam os outros no cotidiano. É isso que nosso ranking buscou medir”.
A cidade mais educada
Dentre as pesquisas realizadas, Brasília (5,74) foi mencionada por mais respeita seus pedestres e trabalhadores, além de não costumarem furar filas. Os mesmos citados em Curitiba (5,91) e Natal (5,85), que são conhecidos por não falarem no alto-falante do celular em público e serem bem receptivos. Sendo classificadas como as cidades mais educadas.
]]>