SP: Franca libera funcionamento de comércios mesmo estando na faixa vermelha
Leonardo Calazenço
Publicado em 6 de fevereiro de 2021 às 17:22 | Atualizado há 4 anosO prefeito da cidade de Franca (SP), Alexandre Ferreira (MDB), liberou o funcionamento de bares, salões de beleza, shoppings, academias, mesmo na fase vermelha e mais restritiva do Plano São Paulo.
As lojas de rua poderão abrir, mas sem a presença de clientes, somente podem trabalhar no sistema drive-thru e take away. As medidas estão no Decreto Municipal 11.190, publicado no Diário Oficial deste sábado (6).
Sede da Diretoria Regional da Saúde 8 (DRS), Franca tem 16.521 casos de Covid-19 e 284 mortes. A cidade conta com um hospital de campanha inaugurado na última sexta-feira (5), por conta do avanço de casos confirmados.
Com taxa de ocupação em 84% nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a DRS 8 foi mantida na fase vermelha do Plano São Paulo por mais duas semanas pelo governo estadual.
O decreto
A regulamentação da Prefeitura determina uma série de medidas que devem ser adotadas pelos setores liberados. O uso de máscaras e regras de higienização permanecem:
- Comércio de rua: somente sistema drive-thru e take away
- Shoppings, galerias e congêneres: circulação interna limitada a 30% da capacidade. E as lojas devem seguir as mesmas regras do comércio de rua.
- Bares e restaurantes: funcionamento liberado para 40% da capacidade, autorização até as 22 horas.
- Igrejas: funcionamento liberado para 30% da capacidade.
- Academias: funcionamento liberado para 15% da capacidade
- Salões de beleza e barbearias: atendimento agendado e com hora marcada.