Unidades de pronto atendimento poderão distribuir soro antiofídico
Crície Sampaio
Publicado em 27 de abril de 2022 às 12:34 | Atualizado há 3 anosA Câmara de Goiânia aprovou, em segunda e última votação, na ultima terça-feira, 26, o projeto de lei que autoriza a Prefeitura a disponibilizar soro antiofídico e outros imunobiológicos em unidades de pronto atendimento do município.
O projeto é de autoria do vereador Sandes Júnior e visa abastecer unidades de pronto atendimento de urgência e emergência da Rede Municipal de Saúde com soro antiofídico e outros imunobiológicos, como antiaracnídeo e antiescorpiônico. Os medicamentos são necessários para o socorro às vítimas de mordidas ou picadas de animais e insetos peçonhentos.
Após aprovação na Câmara, o texto será encaminhado para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). De acordo com o projeto, a responsabilidade pela distribuição e manutenção dos estoques de soros e outros imunobiológicos será da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O vereador Sandes Júnior, acrescenta que acidentes envolvendo envenenamento por escorpiões acontecem com frequência em Goiás. “Por exemplo, dados levantados pela Secretaria Estadual de Saúde indicaram que, somente em 2019, foram mais de quatro mil casos no estado. Logo, é fundamental que se tenham atenção e medidas de proteção contra essa ameaça. Quanto antes a pessoa mordida ou picada por animais ou insetos peçonhentos for atendida, maiores são as chances de sobrevivência”, afirma o vereador.
Leia também:
- Câmara aprova retomada da gratuidade no despacho de bagagens
- Série da Paramount+ examina mudanças da humanidade em quatro décadas
- Cruz participa da posse do juiz federal Eduardo Morais da Rocha como desembargador
- Policlínica de Formosa comemora Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial