Cotidiano

A doença de Michel Temer

Diário da Manhã

Publicado em 7 de janeiro de 2018 às 00:18 | Atualizado há 1 semana

Michel Temer faz parte do grupo de 14 milhões de brasileiros que convivem com a Hiperplasia Prostática Benig­na (HPB), uma doença que provo­ca o aumento da próstata. Os dados são da Sociedade Brasileira de Uro­logia. Em 45 dias, do fim de outu­bro a meados de dezembro, Temer foi operado por três vezes: uma ci­rurgia cardíaca, para colocação de três stents em artérias coronárias; e duas urológicas. Desde o procedi­mento mais recente, para desobs­truir a uretra no dia 13 de dezem­bro, o emedebista cancelou quatro viagens, seguindo recomendações médicas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a HPB acomete cerca de 80% dos ho­mens acima dos 50 anos. A doen­ça afeta a qualidade de vida do homem e, segundo o urologista Fernando Leão, a alta incidên­cia de homens que sofrem com a doença está diretamente relacio­nada ao aumento da expectativa de vida. “Estamos vivendo mais e é uma condição inevitável para a maior parte do universo mascu­lino a partir da meia-idade. Aos 90 anos, pesquisas indicam que a HPB acomete cerca de 90% dos homens, por exemplo”, explica.

Ligada ao aumento da produção do hormônio testosterona, a hiper­plasia prostática benigna compri­me a bexiga e obstrui parcial ou to­talmente a uretra, com consequente prejuízo ao fluxo normal da urina. O médico recomenda que os ho­mens fiquem atentos aos sintomas que vão do desconforto na bexiga com a sensação de peso, o jato uri­nário fraco, a sensação de esvazia­mento incompleto da bexiga, a ar­dência ao urinar, o aumento do ato de urinar à noite, a urgência mic­cional até a incontinência urinária.

“Tais sintomas prejudicam a qualidade do sono, exigindo que o paciente acorde inúmeras ve­zes durante a noite para urinar, e deixando-o cansado e impa­ciente para as atividades diur­nas”, destaca o urologista.

Para diagnosticar a HPB, são ne­cessários exame físico e o de sangue, em que é mensurado o nível de An­tígeno Prostático Específico (PSA). “A prevenção deverá ser feita a par­tir dos 40 anos de idade, se houver antecedentes na família; caso não haja, o recomendado é ir ao uro­logista anualmente a partir dos 50 anos”, ressalta Fernando Leão.

A boa notícia é que a HPB tem cura e a medicina disponibiliza tra­tamentos da HPB que podem tra­zer mais conforto ao dia a dia do homem, e eles são recomendados de acordo com o grau da doença.

“Já estou bem. Recuperadíssimo”

AGÊNCIA BRASIL

O presidente Michel Temer ha­via feito uma caminhada na ma­nhã do dia 4, no Palácio do Jabu­ru, residência oficial, em Brasília. Ele disse que está “recuperadíssi­mo” ao comentar sobre seu esta­do de saúde. A caminhada mati­nal foi registrada por fotógrafos e cinegrafistas que estavam perto da grade que cerca o Jaburu, às mar­gens do Lago Paranoá.

“Perfeito, recuperadíssimo, gra­ças a Deus”, disse Temer ao ser questionado por jornalistas so­bre sua saúde. Sobre o horário da caminhada, que ocorreu às 8h20, ele comentou: “Deus aju­da a quem cedo madruga”. Acom­panhado por dois seguranças, Temer se exercitou de roupa es­portiva ao longo da pista de cami­nhada interna do palácio

 

 

TRATAMENTOS

Medicação

Os medicamentos para HPB incluem alfa-bloqueadores, que relaxam os músculos em volta do colo da bexiga, tornando o ato de urinar mais fácil, e inibidores de alfa-redutase, que servem para encolher o tamanho da próstata.

RTUP

Este é um procedimento cirúrgico realizado para remover tecido da próstata aumentada. Neste caso, não há remoção total.

Vaporização da próstata

Este procedimento, minimamente invasivo, é o mais recomendado atualmente nos casos em que é necessária uma intervenção cirúrgica. A vaporização remove o tecido obstrutivo da próstata pelo uso de lasers de alta energia combinados com fios de fibra ótica, e permite uma rápida recuperação do paciente, além da redução de vários transtornos típicos de processos operatórios.

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias