Cotidiano

A esperança dos inocentes

Diário da Manhã

Publicado em 18 de outubro de 2018 às 01:50 | Atualizado há 1 semana

Alunos da educação infan­til da Escola Municipal Pedro Laurício Rasmus­sem visitaram a sede do jornal Diário da Manhã e trocaram ideias com o jornalista Batista Custódio, que se divertiu ao en­trevistá-las. Elas se encantaram com o museu das máquinas e se divertiram no jardim externo.

A intenção da coordenadora pedagógica Martilene de Souza Oliveira e professores foi trazer à mente dos infantes, como é feito um jornal de grande circulação, mostrando como a informação é transferida e como o conheci­mento é passado através de um importante veículo de informa­ção. “A notícia” foi a pauta do que idealizaram, para que as crianças pudessem desenvolver um ima­ginário de como é feito o jornal impresso, como as notícias são escritas, e para que a curiosida­de deles fosse aguçada.

Batista Custódio se encantou com a visita. Como bom jornalis­ta, encheu as crianças de pergun­tas, como por exemplo, o que elas achavam do mundo em que vivem. A resposta provocou risos do deca­no: “o Brasil vai muito bem!” pelo menos foi o que disseram as alunas

Ana Bella, aluninha de 5 anos, foi entrevistada sobre o que esta­ria ruim no país: “os bandidos es­tão ‘runiano’ muito” (tradução: os bandidos estão muito ruins). Ela quer ser bailarina quando crescer.

Já Geovanna Vitória disse que quando crescer quer ser paisagis­ta. Indagada sobre o que vai mal no país, ela respondeu: “só os bandi­dos mesmo”.

Outra pergunta feita à Geovan­na, que representa todos peque­nos, foi se eles estavam gostando do mundo que os adultos estavam lhe entregando. A resposta foi unís­sona: “sim!”.

Perguntado sobre o que mais gosta de fazer, o pequeno Miguel respondeu: “jogar futebol”. Ele é aluno da escola e portador de au­tismo. Também o aluno Assafe, portador de microcefalia se mani­festou animado: “o que mais gos­to é de jogar futebol”.

Carla Monteiro Rezende é pro­fessora da educação infantil, for­mada em pedagogia, Ana Maria Valverdes, cuidadora de um alu­no autista, Elenice Silva Martins, professora da educação infantil. Etienne, professora da educação infantil, Débora Chaves, auxiliar de atividades educativas, Gisele Almeida Costa, professora.

A coordenadora pedagógica Martilene de Souza Oliveira ava­liou que a visita foi positiva e dis­se que as crianças ficaram encan­tadas com o que viram. Gostaram em especial da casa das máqui­nas, onde os jornais são impres­sos e se divertiram com a visita ao jardim, principalmente na ca­choeira do lago externo.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias