A esperança dos inocentes
Diário da Manhã
Publicado em 18 de outubro de 2018 às 01:50 | Atualizado há 1 semanaAlunos da educação infantil da Escola Municipal Pedro Laurício Rasmussem visitaram a sede do jornal Diário da Manhã e trocaram ideias com o jornalista Batista Custódio, que se divertiu ao entrevistá-las. Elas se encantaram com o museu das máquinas e se divertiram no jardim externo.
A intenção da coordenadora pedagógica Martilene de Souza Oliveira e professores foi trazer à mente dos infantes, como é feito um jornal de grande circulação, mostrando como a informação é transferida e como o conhecimento é passado através de um importante veículo de informação. “A notícia” foi a pauta do que idealizaram, para que as crianças pudessem desenvolver um imaginário de como é feito o jornal impresso, como as notícias são escritas, e para que a curiosidade deles fosse aguçada.
Batista Custódio se encantou com a visita. Como bom jornalista, encheu as crianças de perguntas, como por exemplo, o que elas achavam do mundo em que vivem. A resposta provocou risos do decano: “o Brasil vai muito bem!” pelo menos foi o que disseram as alunas
Ana Bella, aluninha de 5 anos, foi entrevistada sobre o que estaria ruim no país: “os bandidos estão ‘runiano’ muito” (tradução: os bandidos estão muito ruins). Ela quer ser bailarina quando crescer.
Já Geovanna Vitória disse que quando crescer quer ser paisagista. Indagada sobre o que vai mal no país, ela respondeu: “só os bandidos mesmo”.
Outra pergunta feita à Geovanna, que representa todos pequenos, foi se eles estavam gostando do mundo que os adultos estavam lhe entregando. A resposta foi uníssona: “sim!”.
Perguntado sobre o que mais gosta de fazer, o pequeno Miguel respondeu: “jogar futebol”. Ele é aluno da escola e portador de autismo. Também o aluno Assafe, portador de microcefalia se manifestou animado: “o que mais gosto é de jogar futebol”.
Carla Monteiro Rezende é professora da educação infantil, formada em pedagogia, Ana Maria Valverdes, cuidadora de um aluno autista, Elenice Silva Martins, professora da educação infantil. Etienne, professora da educação infantil, Débora Chaves, auxiliar de atividades educativas, Gisele Almeida Costa, professora.
A coordenadora pedagógica Martilene de Souza Oliveira avaliou que a visita foi positiva e disse que as crianças ficaram encantadas com o que viram. Gostaram em especial da casa das máquinas, onde os jornais são impressos e se divertiram com a visita ao jardim, principalmente na cachoeira do lago externo.
]]>