Cotidiano

Amistoso da seleção olímpica terá mil policiais

Diário da Manhã

Publicado em 30 de julho de 2016 às 03:19 | Atualizado há 8 anos

Partida entre Brasil e Japão hoje, às 16h30, no Serra Dourada, tem planejamento especial e atividades ostensivas de todas as corporações

Mil policiais das diversas corporações vão atuar na segurança do amistoso da seleção olímpica brasileira diante do Japão hoje (30) no Serra Dourada, às 16h30. O planejamento foi apresentado durante entrevista coletiva nessa sexta-feira (29) pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton. As ações para esta partida atendem “um padrão de segurança estabelecido para os grandes eventos mundiais”, disse. Ele ressalta que Goiás está “preparado para sediar qualquer tipo de acontecimento”.

“A Segurança Pública tem que estar pronta para qualquer situação e estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir que esse espetáculo ocorra na maior tranquilidade possível”, diz o secretário. Ele também alerta os torcedores para maior cautela quanto aos horários, pois os protocolos usados serão diferentes dos métodos adotados em uma partida comum.

“Pedimos aos torcedores que cheguem mais cedo, pois os protocolos de segurança serão intensificados e trabalhamos para que o jogo seja realizado da forma mais tranquila e segura possível”, disse Eliton.

As principais vias de acesso ao Estádio Serra Dourada serão monitoradas pela Polícia Militar, bem como os terminais do transporte coletivo e as entradas do estádio. De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Divino Alves, mil homens farão o policiamento, além da tropa especializada do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Canil da PM, Cavalaria, entre outras forças especializadas. O comandante reforçou que existirão barreiras de proteção e toda fiscalização necessária para garantir a tranquilidade dos torcedores.

O coronel Alves alerta que o reforço para o jogo não afetará o trabalho da polícia em outros locais da cidade. “Para o jogo, utilizaremos o efetivo de unidades especializadas da PM e teremos a presença dos militares em formação da Academia da Polícia Militar e na cidade de Anápolis”, explica.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Helbingen, esclarece que o efetivo de militares não será afetado em função da partida. “Serão 185 profissionais, 34 veículos e o helicóptero em pronta resposta para minimizar qualquer acidente”, afirma.

Participaram da coletiva a superintendente de Polícia Técnico-Científica, Rejane Barcelos, explicando o serviço que será realizado pela equipe com profissionais aptos para constatação de drogas, além de uma equipe médica preparada para atender possíveis acidentes. Já a Polícia Civil foi representada pelo delegado geral adjunto, Marcelo Aires. Ele afirma que as delegacias plantonistas terão reforço, além de papiloscopistas e equipe de inteligência a postos para monitoramento em tempo real.

O vice-presidente da Federação Goiana de Futebol (FGF), Ronei Ferreira de Freitas, agradeceu o apoio da Secretaria de Segurança Pública para a realização da partida e disse que será “um evento que marcará Goiânia”. Desde que as seleções chegaram à Capital, um planejamento integrado foi colocado em prática para garantir a tranquilidade das delegações.

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias