Ativista brasileira é eleita uma das 100 mulheres mais influentes pela BBC
Pioneira na luta pelos direitos das prostitutas no Brasil, Lourdes Barreto, de 80 anos, foi eleita uma das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo em 2024 pela BBC
Wagner Lima - Estágio DM
Publicado em 4 de dezembro de 2024 às 13:43 | Atualizado há 1 mêsPioneira na luta pelos direitos das prostitutas no Brasil, Lourdes Barreto, de 80 anos, foi eleita uma das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo em 2024 pela BBC.
Lourdes é fundadora da Rede Brasileira de Prostitutas e referência na defesa de políticas públicas, liberdade sexual e combate à violência contra mulheres.
Natural da Paraíba, Lourdes deixou sua casa aos 14 anos após sofrer violência sexual. Após se mudar para Belém, no Pará, ela se destacou em movimentos voltados à educação sexual e à prevenção do HIV/Aids.
Em 1987, junto com Gabriela Leite, fundou a primeira organização nacional de prostitutas na América Latina e foi fundamental na criação do Dia Internacional da Prostituta, celebrado em 2 de junho.
Em 2024, sua trajetória ganhou destaque com o lançamento de sua autobiografia, “Lourdes Barreto: Puta Biografia“. Além disso, Lourdes foi homenageada com o samba-enredo da escola de samba Piratas da Batucada e o espetáculo teatral “Nas Brenhas”. Sua luta pela visibilidade das trabalhadoras do sexo foi também retratada na série documental “Puta Retrato – Trabalhadoras Sexuais“, exibida pelo Canal Brasil.
Outras brasileiras também ganharam reconhecimento da BBC como brasileiras notáveis, a ginasta Rebeca Andrade e a bióloga Silvana Santos, responsável pela descoberta da síndrome de Spoan. .
]]>