Cotidiano
Bárbara Cruvinel assume missão de defender criança e adolescente na OAB
Júlio Nasser
Publicado em 19 de janeiro de 2016 às 21:11 | Atualizado há 9 anosTom Carlo
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) tem nova conselheira seccional para a Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente. Trata-se da advogada Bárbara de Oliveira Cruvinel, que assumiu a missão nesta terça-feira, no gabinete da presidência, na sede da Seccional.
Bárbara afirma que é grande sua expectativa para atuar na comissão: “Meu objetivo é levar para as famílias, para as crianças e para os adolescentes uma justiça social eficaz”.
As comissões da Ordem não têm poder administrativo de polícia ou regulamentar, por exemplo, mas pode atuar nas discussões de políticas públicas e sugerir leis sob o enfoque da advocacia e da cidadania.
A discussão dos Direitos da Criança e do Adolescente nas últimas gestões da OAB foi praticamente apagada devido a baixa produtividade da pasta.
DEMANDA
No entanto, existe grande demanda quanto ao assunto em Goiás. O Estado tem grave problema de infraestrutura, como a falta de vagas para internação dos adolescentes infratores.
Para se ter ideia da gravidade, apenas em Caldas Novas, um adolescente foi detido 61 vezes – recorde nacional de apreensão de menor infrator. Mas colocado em liberdade imediatamente por falta de vagas.
Faltam também conselhos tutelares, servidores e maior atenção ao que ordena o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Para piorar, Goiás é o sétimo no índice de assassinatos de adolescentes.
Trabalho para a advogada Bárbara de Oliveira Cruvinel não faltará. A comunidade jurídica tem que que abraçar a causa junto à nova gestão da OAB, há tempos omissa neste tema.
]]>