Brasil tem um estupro a cada 11 minutos
Redação
Publicado em 13 de outubro de 2015 às 23:05 | Atualizado há 9 anosTom Carlos
Dentre as várias estatísticas sobre violência divulgadas pelo anuário do Fórum Nacional de Segurança Pública na última quinta-feira o que mais chamou atenção refere-se ao estupro: ocorre um crime desta modalidade a cada 11 minutos no Brasil.
No último levantamento, o delito ocorria a cada 10 minutos. Apesar da aparente queda, o número é alto e coloca o Brasil dentre as 20 nações com maior quantidade de crimes desta natureza.
Conforme a pesquisa, o país teve 47.646 estupros em 2014. Em 2013 ocorreram 51.090 casos. O Fórum de Segurança Pública não trabalha com a ideia de queda, já que existe grande porcentagem de subnotificações no país. Muitas vezes a vítima, por vergonha e medo, opta em não registrar o ocorrido, fazendo com que os dados estatísticos não representem a realidade.
Conforme estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apenas 10% dos casos chegam a ser investigados. Pelos dados de 2014, Roraima se revela o estado com a maior taxa de estupros do Brasil. Foram registrados 55,5 casos a cada 100 mil habitantes.
Por sua vez, o Espírito Santo aponta a menor taxa: 6,1. Goiás tem o quarto menor índice de estupros, com 9,4 casos a cada 100 mil habitantes. Rio Grande do Norte (8,7) e Minas Gerais (7,1) são segundo e terceiro com menores taxas, informa o anuário.
Diferente dos homicídios, que apresentam queda drástica em países da Europa, o estupro é um crime globalizado, na medida em que nações como França, Alemanha e Inglaterra apresentam índices altos do delito, muitas vezes maiores do que os apontados no Brasil.
]]>