Cotidiano

Caem responsáveis por quatro roubos de veículos em Goiânia

Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2016 às 01:08 | Atualizado há 8 anos

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (Derfrva), deflagrou ontem a Operação Illuminatis, com o objetivo de prender envolvidos em roubos de veículos na Capital. Durante a ação, os policiais cumpriram quatro mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão, além de conduzir coercitivamente um quinto suspeito de assalto que foi reconhecido pela vítima e confessou o crime. Eles serão indiciados em inquérito e responderão por crime contra o patrimônio com emprego de violência.

Segundo o delegado titular da Derfrva, Adriano Costa, esta foi uma operação desencadeada pela equipe do delegado Davi Freire Rezende e que contou com o apoio do Instituto de Identificação (II) e do Instituto de Criminalística (IC), além do Grupo Tático – GT 3. As prisões, conforme explicou, são de casos distintos, sem ligação entre si, e foram efetivadas em Goiânia e em cidades próximas, como Hidrolândia. Depois de reunir as provas necessárias, a Derfrva solicitou ao Poder Judiciário a decretação das prisões preventivas dos cinco investigados, obtendo quatro delas. Apenas o autor do assalto no Jardim Atlântico continua em liberdade.

Durante a operação, os policiais efetuaram as prisões preventivas de Igor dos Santos Lopes da Silva, de 20 anos, conhecido por “Iguim”; Júlio Cesar dos Santos Costa, de 19 anos; Bruno Sousa Lima, de 24 anos; e Alef Santhyago S. Oliveira, de 20 anos. Foi conduzido coercitivamente o suspeito Jocksan Bruno da Silva, de 21 anos, que foi reconhecido pela vítima de assalto no dia 31 de outubro, por volta das 16h, no Jardim Atlântico, quando teve o seu Cruze, de cor branca, roubado. Após o crime, Jocksan abandonou o veículo no Setor Garavelo, em Aparecida de Goiânia.

O titular da Derfrva, Adriano Costa, afirma que nenhum dos assaltantes conseguiu tirar proveito ou usufruir dos ilícitos. “Os veículos roubados foram apreendidos em outras operações”, esclareceu o delegado, lembrando que as ações contínuas da especializada em desmontar os três pilares que sustentam o roubo de veículos têm resultado na queda progressiva desse tipo de crime no estado. “Temos atuado de forma incisiva contra os que roubam os veículos, os receptadores e também os que adulteram os carros”, destaca.

Crimes

De acordo com o titular da Derfrva, delegado Adriano Costa, dois dos crimes foram realizados nos dias 19 e 31 de agosto e o terceiro em 17 de outubro. Igor dos Santos, ou Iguim, assaltou o proprietário de um Golf 1.6, de cor branca, na Rua Araguari, no Setor Leste Universitário, por volta das 19h20, em 19 de agosto. A delegacia divulgou imagens do momento do roubo. No dia 31 do mesmo mês, Júlio Cesar e Bruno Sousa roubaram um Citroen C-e Tendance, de cor branca, por volta das 20h, na Rua 1.130, do Setor Marista. A vítima reconheceu os dois suspeitos. Júlio César confirmou participação no crime.

O outro delito, no dia 17 de outubro, teve como vítima um policial militar reformado que havia deixado suas armas no interior do veículo. Ele foi rendido e teve sua caminhonete Toyota Hillux roubada. Passado algum tempo, o suspeito teria entrado em contato com a filha da vítima, o que facilitou o trabalho da polícia, que o identificou como o autor do crime.

Trabalho de coibir assaltos

Adriano Costa ressalta que o trabalho de coibir assaltos é dever dos órgãos públicos, mas, se os proprietários de veículos puderem contribuir, não deixando objetos dentro do veículo, melhor. Segundo ele, sacolas dentro dos carros atraem a atenção de criminosos. “Principalmente nesta época do ano, os pertences que ficam no interior dos veículos são mais um atrativo”, disse.

 

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias