Cotidiano

Candidato a prefeito tem participação em esquema de adulteração

Diário da Manhã

Publicado em 27 de agosto de 2016 às 02:45 | Atualizado há 7 dias

Como se não bastasse o preço da gasolina já estar pela hora da morte, pesando diariamente o bolso do consumidor, um esquema de adulteração de bombas de combustíveis foi descoberto e está sendo investigado pela polícia no Estado.

Cinco postos de combustíveis em Goiânia e outros três em cidades do interior do Estado foram autuados por adulterar a bomba de combustíveis, para que veículos recebessem quantidade menor de combustível do que o demonstrado no visor da bomba. Ou seja, era cobrado o valor integral do litro, mas o abastecimento no veículo se dava com quantidade inferior à adquirida pelo motorista.

Isso acontecia por meio de placas controladoras de bomba acionadas por controle remoto. O chip reprogramável, instalado nas bombas, determinava quanto de combustível seria liberado cada vez que o marcador sinalizasse um litro.

O prejuízo para os motoristas é de cerca de 5% em cada abastecimento, mas pode ser maior, dependendo da programação do chip de cada posto. A informação é que, em Goiânia, em um dos postos, a cada 40 litros abastecidos, o consumidor recebia 3 a menos.

De acordo com a polícia, a investigação começou há cerca de um ano, após inúmeras denúncias de motoristas que sentiram a diferença no desempenho do carro ao abastecer em determinados postos.

A suspeita da polícia é de que os chips, nunca antes encontradas no Estado, tenham sido adquiridos de quadrilhas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Os postos foram autuados por crime contra as relações de consumo. Dono de posto em Itumbiara foi preso em flagrante, mas foi liberado em seguida. Os postos autuados já tiveram as bombas irregulares interditadas.

Envolvimento de candidato

De acordo com documento da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), um dos postos autuados, localizado em Senador Canedo, seria do atual candidato à prefeitura da cidade Zélio Candido Costa, do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

A reportagem tentou contato com a Junta Comercial do Estado de Goiás para conseguir mais detalhes a respeito do caso, mas devido ao avançar do horário, o contato não se fez possível. A reportagem tentou também entrar em contato com o candidato Zélio Candido  e com o partido dele e até o final desta edição não obteve resposta, mas se encontra aberto à publicação futura de nota de esclarecimento.

Postos autuados pela Polícia Civil e Procon no Estado:

No interior:

– Posto Vitória, em Senador Canedo

– Posto Baby, em Itumbiara

– Posto Santa Helena, em Hidrolândia

Em Goiânia:

– Posto Chaparral, na Avenida Perimetral Norte, em Goiânia

Juceg

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias