Cerca de 6 mil multas foram aplicadas no Parque Vaca Brava
Diário da Manhã
Publicado em 19 de julho de 2018 às 01:10 | Atualizado há 6 anos
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMT) divulgou ontem balanço de um ano da implantação do sistema de videomonitoramento no Parque Vaca Brava em Goiânia. Quase 6 mil multas foram aplicadas no período. A maioria por estacionamento em local irregular. O período fiscalizado por videomonitoramento foi de 17 de julho de 2017 a 17 de julho de 2018.
O estacionamento nas calçadas foi a infração mais cometida pelos motoristas que frequentam a região do Parque Vaca Brava. 2.043 motoristas foram flagrados pelas câmeras cometendo esta infração. Em segundo lugar ficaram os motoristas que estacionaram em local e horário proibidos de estacionamento e parada proibida pela sinalização, 1.652 multas.
Na sequência vem os motoristas que fizeram a conversão à esquerda de forma irregular (1.232), estacionar nas esquinas a menos de 5 metros do alinhamento da linha transversal (262), estacionamento nas vagas de taxistas (189), estacionamento sobre divisores de pistas e marcas de canalização (141), falta do uso do cinto de segurança(159), dirigir o veículo conversando no celular (109), parar sobre faixa de pedestre no sinal fechado (98), passageiro sem o cinto de segurança (60), dirigir segurando celular (45).
Além destas infrações captadas pelas câmeras do sistema de videomonitoramento, outras infrações com menor intensidade também foram flagradas e analisadas pelos fiscais, entre elas algumas que dificilmente seriam aplicadas sem a ajuda do sistema de videomonitoramento como dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança, o que poderia ser dirigindo balançando o carro, entre outras formas de direção que fogem da normalidade .
O presidente da SMT, Fernando Santana, fez uma avaliação positiva da implantação do sistema de videomonitoramento. “Inicialmente muitos motoristas desatentos, mesmo após o período de testes, foram flagrados pelas câmeras do sistema, mas com o tempo, as infrações foram diminuindo. Isto é o mais importante, a diminuição de infrações por parte do motorista para que possamos ter um trânsito melhor. Este é o nosso principal objetivo ao implantar os sistema, melhorar o trânsito”, afirma Santana.
Durante a coletiva, o presidente da SMT, Fernando Santana, afirmou que a próxima etapa do projeto será a implantação do sistema na Avenida Universitária, entre a Praça Cívica e a Praça Universitária. 10 câmeras de videomonitoramento vão estar operando no local. A expectativa é que o sistema comece a funcionar no corredor universitário já agora no mês de agosto.
]]>