Cotidiano

Cerca de 6 mil multas foram aplicadas no Parque Vaca Brava

Diário da Manhã

Publicado em 19 de julho de 2018 às 01:10 | Atualizado há 6 anos

  •  Câmeras de videomonitoramento estão funcionando no local desde o ano passado
  •  

    A Secretaria Municipal de Trân­sito e Transportes (SMT) divulgou ontem balanço de um ano da im­plantação do sistema de videomo­nitoramento no Parque Vaca Brava em Goiânia. Quase 6 mil multas fo­ram aplicadas no período. A maio­ria por estacionamento em local ir­regular. O período fiscalizado por videomonitoramento foi de 17 de julho de 2017 a 17 de julho de 2018.

    O estacionamento nas calçadas foi a infração mais cometida pelos motoristas que frequentam a re­gião do Parque Vaca Brava. 2.043 motoristas foram flagrados pelas câmeras cometendo esta infração. Em segundo lugar ficaram os mo­toristas que estacionaram em lo­cal e horário proibidos de estacio­namento e parada proibida pela sinalização, 1.652 multas.

    Na sequência vem os motoristas que fizeram a conversão à esquer­da de forma irregular (1.232), es­tacionar nas esquinas a menos de 5 metros do alinhamento da linha transversal (262), estacionamento nas vagas de taxistas (189), estacio­namento sobre divisores de pistas e marcas de canalização (141), falta do uso do cinto de segurança(159), dirigir o veículo conversando no celular (109), parar sobre faixa de pedestre no sinal fechado (98), pas­sageiro sem o cinto de segurança (60), dirigir segurando celular (45).

    Além destas infrações capta­das pelas câmeras do sistema de videomonitoramento, outras in­frações com menor intensidade também foram flagradas e anali­sadas pelos fiscais, entre elas algu­mas que dificilmente seriam apli­cadas sem a ajuda do sistema de videomonitoramento como dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança, o que poderia ser dirigindo balançando o carro, entre outras formas de di­reção que fogem da normalidade .

    O presidente da SMT, Fernando Santana, fez uma avaliação positi­va da implantação do sistema de vi­deomonitoramento. “Inicialmen­te muitos motoristas desatentos, mesmo após o período de testes, foram flagrados pelas câmeras do sistema, mas com o tempo, as in­frações foram diminuindo. Isto é o mais importante, a diminuição de infrações por parte do motorista para que possamos ter um trânsito melhor. Este é o nosso principal ob­jetivo ao implantar os sistema, me­lhorar o trânsito”, afirma Santana.

    Durante a coletiva, o presiden­te da SMT, Fernando Santana, afir­mou que a próxima etapa do proje­to será a implantação do sistema na Avenida Universitária, entre a Pra­ça Cívica e a Praça Universitária. 10 câmeras de videomonitoramento vão estar operando no local. A ex­pectativa é que o sistema comece a funcionar no corredor universitário já agora no mês de agosto.

     

    ]]>


    Leia também

    Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

    edição
    do dia

    últimas
    notícias