Cotidiano

Chegaram os dedos-duros

Diário da Manhã

Publicado em 21 de junho de 2017 às 02:55 | Atualizado há 8 anos

Os primeiros 215 medidores eletrônicos de velocidades começaram a ser instalados ontem (20). Ao todo, 643 equipamentos estarão aptos a funcionar até o final de setembro. O secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), Fernando Santana, acompanhou o início do cumprimento da primeira fase de instalação e falou com o DM sobre a importância de melhorar a segurança nas ruas da Capital.

“Nossa preocupação não é com a arrecadação, mas a segurança do cidadão. O aumento na insegurança nas ruas de Goiânia sem os radares foi mostrado pela imprensa e percebido pela sociedade”, disse Santana.

A empresa gaúcha Eliseu Kopp (Ltda) é a empresa vencedora da licitação e responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos de medição eletrônica. “Vamos trazer o mais rápido possível a segurança que a população precisa”, destaca.

O gestor do projeto Marcos Silva garante que os equipamentos estarão funcionando em breve na capital. “O funcionamento será gradativo e acontece após o término da instalação, tanto a Celg como o Inmetro prometem nos ajudar no processo de agilizar o início das operações”.

Outras três ordens de serviços serão liberadas nos próximos meses e a previsão é concluir o serviço até o final de setembro. O funcionamento, entretanto, dependerá da energização e depois o aferimento pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O secretário destacou que o objetivo da prefeitura é melhorar a segurança da população. “O prefeito Iris Rezende determinou a adoção de uma política que preserve a vida e promova a paz no trânsito”, enfatiza Fernando.

Fernando Santana disse ainda que os novos equipamentos dão um salto de tecnologia em relação aos anteriores e vão ajudar a SMT na melhora da fluidez. “Os equipamentos vão enviar um relatório online com os dados de fluxo de veículos o que vai permitir detectar mudanças nas vias, aumento do tempo semafórico roubados “, diz.

Os novos leitores serão capazes, também, de fazer a leitura de placas e após acessar o sistema do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran), detectar se o veículo é roubado, por exemplo. “Vamos usar todas as ferramentas que estão à disposição para promover a segurança e evitar que pessoas saiam feridas ao sair de casa”, garante.

Após a instalação do Corredor 85, os corredores da Avenida Universitária e T-63 serão os próximos. “São três frentes de serviço trabalhando principalmente no período da noite para diminuir os impactos no trânsito”, conclui Santana.

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias