Colômbia pede que mulheres evitem ficar grávidas até julho
Diário da Manhã
Publicado em 21 de janeiro de 2016 às 13:48 | Atualizado há 9 anosO governo colombiano fez um comunicado nesta quarta-feira (20), assinado pelo ministro da Saúde e Proteção Social, Alejandro Gaviria, no qual diz para as mulheres evitarem gestações durante a epidemia de zika vírus no país.
“Considerando a atual fase em que se encontra a epidemia do zika vírus e o risco que ela traz, recomenda-se que os casais que vivem em território nacional evitem gestações durante essa fase, que pode se estender até o mês de julho de 2016”, diz a recomendação.
Além disso, o governo pede para que as mulheres grávidas que não vivem em zonas a 2.200 metros acima do nível do mar evitem viajar a essas áreas por conta do alto risco de se contrair o vírus. O uso de repelentes e distância de lugares de coleta de água também foram recomendados.
O Aedes aegypti é o transmissor de doenças como o zika vírus, dengue e a chikungunya. Sua transmissão é feita por meio da picada do mosquito, que vive, principalmente, em lugares que possuem água parada.
]]>