Comunidade com medo
Diário da Manhã
Publicado em 23 de novembro de 2015 às 22:12 | Atualizado há 9 anosA morte de Humberto Alves dos Santos, 23 anos, suspeito de tráfico de drogas, morto domingo (22), no Bairro Condomínio das Esmeraldas, fez com que traficante promovesse toque de recolher entre a comunidade, no Setor Real Conquista, em Goiânia. De acordo com a polícia, o jovem tinha ligação com o mandatário do crime. Com a imposição, todos os comerciantes da região tiveram que fechar seus estabelecimentos, “em memória do rapaz”, durante o dia de ontem.
Um comerciante aflito que nem com a presença da polícia teve coragem de abrir seu comércio de secos e molhados. “Hoje (ontem) eles (policiais) estão aqui, mas e amanhã? E quando não tiverem mais por perto, daí ele (traficante) vai lembrar-se de quem descumpriu sua ordem. Com certeza deve ter por aqui os caguetas de plantão sic”, contou o comerciário, com medo de represálias preferiu não se identificar.
Outros estabelecimentos também se mantiveram “lacrados”, como escolas e hospitais. Pacientes que buscaram atendimento na unidade de saúde do bairro tiveram de procurar outros centros emergenciais. A medida arbitrária do crime, além de deixar comunidade assustada, também fez com que moradores tivessem percalços para comprar alimentos e remédios em farmácias.
Intimidação
Em resposta a essa ação criminosa o Comandante do Policiamento da Capital, Coronel Divino Alves de Oliveira, deslocou grande parte das unidades especializadas ao local e iniciou uma série de operações policiais na região. De acordo com a polícia, o modo sentinela não possui data para finalizar. “Essa tentativa de intimidar moradores e comerciantes não será admitida e a Polícia Militar começa dar uma resposta enérgica e eficaz a fim de que o cidadão de bem possa ter a tranquilidade e segurança necessária para exercer suas atividades diárias”, garantiu o coronel.
Apesar da ofensiva dos criminosos, a polícia informou que o Real Conquista não figura um bairro violento desde 2014. Contudo, após informações do toque de recolher homens da PM imediatamente se deslocaram até a região onde conseguiram localizar e abordar oito criminosos. Na ocasião, eles conduziam dois veículos com irregularidades administrativas, todos eles já possuíam processos judiciais por crimes diversos como roubo e tráfico de drogas.
Os criminosos foram conduzidos ao 20º Distrito Policial de Goiânia onde o delegado de plantão ouviu as vítimas e realizou todos os procedimentos de rotina. Os veículos foram apreendidos e encaminhados ao DETRAN.
]]>