Conheça envolvidos com máfia de concursos e do Enem
Diário da Manhã
Publicado em 30 de outubro de 2017 às 19:21 | Atualizado há 1 semanaA Polícia Civil cumpriu nesta segunda-feira (30/10) oito mandados de prisão preventiva por meio da 3° fase da Operação Porta Fechada que visa desarticular uma organização criminosa responsável por fraudar concursos e vestibulares no país. Segundo investigações, os treze primeiros colocados do concurso para delegado foram aprovados mediante a compra de suas vagas.
Além dos presos, onze pessoas foram intimados a depor e os agentes cumpriram 17 mandados de busca e apreensão em Goiânia, Nova Glória (GO) e Brasília (DF). Os suspeitos são acusados pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude em concurso público, corrupção ativa e passiva.
O esquema contou com a participação de um funcionário da banca organizadora Cebraspe, antigo Cespe. Os candidatos teriam preenchido o nome e respondido somente algumas questões da prova, deixando a avaliação praticamente em branco.
Após a realização do certame, o servidor Ricardo Silva do Nascimento completou os cartões respostas com base no gabarito oficial divulgado pela instituição. Posteriormente, os devolveu para digitalização e conferência de erros e acertos.
A princípio, 16 pessoas teriam procurado a organização criminosa. No entanto, por conta de um desacordo com relação ao pagamento da fraude, três candidatos ficaram de fora do esquema.
De acordo com o responsável da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Administração Pública (Dercap), Rômulo Figueredo de Matos, o grupo vem agindo de forma reiterada e constante em diversos concursos e vestibulares.
Membros da organização criminosa:
Candidatos envolvidos na fraude e aprovados:
1 – Helio Pedro Carvalho Filho;
2 – Magno Marra Mendes;
3 – Fabio Alves de Oliveira;
4 – Godric Gonçalves Gomes Lima;
5 – Tasso Mendonça de Siqueira;
6 – Golbery Gonçalves Gomes Lima;
7 – Armando Colodeto Junior;
8 – Ailton Rodrigues Moreira Junior;
9 – Flavio de Souza Carneira;
10 – Suzane Fonseca dos Santos;
11 – Simone Marques Rassi;
12 – Fabio Junior das Neves; e
13 – Jose Deusimar Jorge de Oliveira;
(Fotos: Divulgação/ Polícia Civil)
]]>