Credeq ampliará atendimento até outubro
Redação
Publicado em 4 de agosto de 2016 às 03:05 | Atualizado há 2 semanasA proposta é proporcionar a adesão ao tratamento de pacientes graves e de maior complexidade
O secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela, anunciou, ontem, em visita ao Centro de Referência e Excelência em Dependência Química Jamil Issy (Credeq), em Aparecida de Goiânia, que será aberta em outubro deste ano outra residência terapêutica com 12 vagas masculinas e mais ambulatório para atender pacientes sem internação. De acordo com balanço da unidade, já foram realizados até agora mais de 3 mil atendimentos multiprofissionais. A abertura vai ocorrer até a ocupação total das 96 vagas.
Leonardo Vilela conversou com pacientes em tratamento e ficou satisfeito com os resultados apresentados. “Hoje vemos que valeu a pena investir nesse trabalho. Pela vida de vocês, que hoje recebem um tratamento digno e de qualidade. O compromisso do governo com o Credeq será mantido pelas famílias aqui representadas e por outras que vão poder contar com esse complexo para receberem atendimento”, pontuou o secretário.
Estiveram presentes na visita autoridades em Saúde como o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Venerando Lemes, a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia, irmã Joana Dalva Alves Mendes, a representante da Assembleia Legislativa, deputada Eliane Pinheiro.
Para V.H.L, que está em tratamento há 38 dias, a unidade está preparada para assistir a pessoas como ele. “Tive sorte de encontrar o Credeq. Aqui é o lugar para quem realmente precisa de cuidados para deixar a dependência. Temos tudo o que precisamos: médicos, atividades, terapia, remédios. Tenho me sentido muito bem e confiante”, disse.
Além de V.H.L outros pacientes manifestaram segurança e satisfação com o tratamento recebido, como R.P.B, que conta que as drogas o levaram à situação de rua. Sem vínculo com a família, relatou que havia chegado ao último estágio do abandono. “Mesmo desesperado ainda senti uma ponta de esperança quando fiquei sabendo do Credeq. Decidi vir em busca de uma última chance. Tudo foi encaminhado e hoje estou aqui e me sentindo muito bem”, relatou.
De acordo com o diretor técnico do Credeq, Tiago Batista, familiares ficam impressionados com a evolução clínica do grupo assistido. “Recebemos os visitantes sempre aos sábados. Mas nossa intenção é permitir que venham aqui mais vezes. Estamos nos organizando para isso. Eles ficam surpresos quando veem seus entes queridos saudáveis. Mais fortes tanto no aspecto físico quanto emocional; e nosso propósito é justamente ampliar esse contato. O elo com a família é primordial para a recuperação”, disse ele.
Para o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Venerando Lemes, a Rede de Atenção Psicossocial, composta pelos Caps, que são a porta de entrada para o Credeq, deve ser fortalecida. “Hoje existem 56 municípios que possuem Centros de Atenção Psicossocial. Mas é preciso que essa rede cresça para atender cada vez mais quem precisa. E o papel social do Conselho de Saúde é auxiliar os municípios nessa iniciativa”, pontuou.
O Centro de Referência e Excelência em Dependência Química Jamil Issy (Credeq) é uma unidade mista (assistência em regime ambulatorial e de internação ou acolhimento residencial) para tratamento e reabilitação psicossocial de pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. O objetivo é proporcionar a adesão ao tratamento de pacientes graves e de maior complexidade.
]]>