Cotidiano

Curitibano cria canal no YouTube para contar como é viver com HIV

Diário da Manhã

Publicado em 8 de abril de 2016 às 18:58 | Atualizado há 9 anos

O curitibano Gabriel Comicholi, que mora no Rio, descobriu há algumas semanas ser portador do vírus HIV. Mas, em vez de se deixar abater pela noticia, criou um canal no Youtube para falar abertamente sobre o seu cotidiano lidando com a Aids (assista aos vídeos no final da matéria). “Decidi tornar isso público porque descobri o quanto as pessoas ainda tem um puta preconceito. Ninguém quer falar sobre isso”, diz ele no primeiro vídeo, publicado no último dia 1 de abril e já com mais de 8 mil visualizações.

Apesar de todos os esforços nas últimas décadas para acabar com a discriminação, que só agrava o problema, a Aids ainda é uma doença mal compreendida no Brasil. O vírus está presente em cerca de 734 mil pessoas no Brasil, segundo a Unaids, programa da ONU voltado para combater o avanço da doença e conscientizar a sociedade. Hoje, a maioria dos soropositivos vive normalmente, usando medicamentos que controlam a doença, inibindo os seus sintomas.

No primeiro vídeo, Gabriel explica com detalhes como lidou com a descoberta. Gabriel deixa claro que não está encorajando ninguém a pegar o HIV só porque há tratamentos que permitem ao paciente levar uma vida normal. “Não, é foda, toma um coquetel de remédios..” Ele também explica que, no canal, vai abordar outros assuntos, mas a tecla principal vai ser mesmo a sua experiência com o vírus da Aids. “A gente não pode esquecer que existe esse vírus por aí, contaminando milhões de pessoas”.

(Por O Globo)

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias