Cotidiano

Desarticulada quadrilha especializada em roubo de cargas em Goiás e no DF

Júlio Nasser

Publicado em 22 de fevereiro de 2017 às 18:45 | Atualizado há 1 semana

Foto:Divulgação/PF

As polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar deflagraram nesta quarta-feira, 22, a Operação Hicsos em combate ao roubo de cargas em Goiás e no Distrito Federal. Ao todo, a ação cumpre 82 mandados judiciais, sendo 31 de busca e apreensão, 14 de condução coercitiva e 37 de prisão preventiva.

Policiais realizam os trabalhos em Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Trindade, Bela Vista, Leopoldo de Bulhões, Alexânia, Morrinhos, Campos Belos e no Distrito Federal.

Conforme as investigações, os crimes ocorriam a mando de empresários de várias áreas comerciais, que após o roubo das cargas, revendiam os produtos nos próprios estabelecimentos. A estimativa é que o grupo tenha causado um prejuízo de R$ 30 milhões.

De acordo com a polícia, os comerciantes pagavam cerca de 50% do valor da carga para que os criminosos praticassem os roubos. Em seguida, revendiam os produtos em seus comércios. O lucro obtido pelos envolvidos era utilizado para a prática de outros crimes. As investigações apontam que eles também atuavam no tráfico de drogas e roubos de veículos.

A Polícia Federal informou que o desvio das cargas ocorria até três vezes por semana, através de falsas barreiras policiais. O grupo era organizado e possuía coletes de fiscalização e veículos equipados com sirene e giroflex. Os roubos ocorriam durante abordagens, onde os criminosos paravam os caminhões e avaliavam a carga e, caso fosse de interesse, anunciavam o assalto.

Em alguns dos caso, os assaltantes chegaram a fazer motoristas reféns e até os ameaçou, afirmando que caso a carga não fosse entregue, ou em caso de denúncia, eles matariam suas famílias.

Durante a operação, foram encontrados cerca de R$ 50 mil em espécie, além de veículos utilizados nos crimes e bloqueadores de sinais, conhecidos como “capetinhas”, que evitam que os caminhões possam ser rastreados.

O grupo será indiciado pelos crimes de organização criminosa, roubo qualificado, cárcere privado, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e receptação.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias