Desarticulado grupo suspeito de aplicar golpes por telefone em Goiás
Júlio Nasser
Publicado em 8 de março de 2017 às 18:04 | Atualizado há 8 anosFoto:Reprodução/TV Anhanguera
A Polícia Civil desarticulou nesta quarta-feira, 8, uma quadrilha suspeita de aplicar o golpe conhecido como “Bença tia” em Goiás e em outros cinco estados. Segundo as investigações, detentos do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia faziam ligações de dentro do presídio para as vítimas e se passavam por sobrinhos que supostamente estariam passando por algum problema e necessitavam de ajuda financeira.
A corporação cumpriu doze mandados de prisão na capital, Aparecida de Goiânia, Inhumas e Trindade. Conforme a Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), além de Goiás, os presos aplicavam o golpe em moradores de Pernambuco, Paraíba, Pará, Ceará e São Paulo.
A polícia informou que na grande maioria dos casos, os detentos pediam dinheiro para consertar um suposto carro estragado. Grande parte das vítimas são idosos.
As investigações apontam que o grupo pode ter faturado mais de R$ 50 mil com o golpe em que o criminoso liga para a vítima e diz “Bença tia”, momento em que geralmente a pessoa já diz o nome do sobrinho ou parente. A partir de então, o estelionatário já começa a contar uma história de algum tipo de problema e pede que a vítima deposite dinheiro para ajudar.
Segundo os investigadores, grande parte das pessoas que integram a quadrilha já estava envolvida com a compra e venda de contras bancárias utilizadas para aplicação do golpe. As apurações constataram que as ligações eram feitas de dentro do complexo prisional e a compra das contas para a realização dos depósitos, era agenciada por um irmão de um dos detentos aqui de fora. As pessoas que venderam as contas também foram identificadas e presas durante a operação.
Os envolvidos serão indiciados por estelionato e associação criminosa.
A respeito das ligações realizadas de dentro da cadeia, a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) ainda não se posicionou sobre o caso.
]]>