Cotidiano

Dia do Médico Veterinário: Saiba a importância desse profissional também para a saúde humana

Madelayne Araújo

Publicado em 8 de setembro de 2022 às 13:32 | Atualizado há 2 dias


A principal função de um profissional desse ramo é cuidar da saúde e bem-estar dos animais. Mas o que nem todo mundo sabe, é que o campo de atuação dos veterinários vai além do cuidado com os mesmos. O ofício também tem enorme importância social, pois lida diretamente com questões de saúde pública e de preservação ecológica.

A partir primeira metade do século XIX, a profissão veio evoluindo constantemente, de forma simultânea, aos avanços científicos e tecnológicos, e hoje, é um dos ofícios mais requisitados por quem sonha em trabalhar com animais. De acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás (CRMV-GO), existem hoje, cerca de oito mil registros ativos no estado. Já no Brasil, são em torno de 170 mil profissionais.

O campo de atuação do médico veterinário na saúde pública é muito amplo. Em entrevista ao Diário da Manhã, a médica-veterinária e integrante do CRMV-GO, Ingrid Machado, diz que não se pode dissociar a saúde humana, animal e ambiental.



“O médico-veterinário atua desde a sanidade animal e humana, lembrando que um grande porcentual das doenças que atingem pessoas são zoonoses, portanto, é preciso considerar a população animal para o seu controle”, explica.



A veterinária ainda ressalta que existem vários campos de atuação para esse tipo de profissional. “Ele pode atuar na produção animal, tecnologia e eu hj de alimentos, garantindo disponibilidade de alimentos seguros para a população. Atua ainda com a produção de vacinas, pesquisas básicas e aplicadas, além de pesquisas transnacionais. Atua também na clínica, atendendo animais de todas as espécies.”

Na saúde única, o médico-veterinário atua não somente na qualidade de vida dos animais, mas também, na dos seres humanos. “Desde o trabalho na prevenção e controle de zoonoses para um público mais amplo, até os cuidados com animais de companhia, que estão intimamente relacionados aos humanos”, aponta Machado.



A veterinária explica que o campo de atuação para o médico-veterinário é muito vasto e, para exercer a profissão, precisa de muita dedicação e estudo.



“O profissional trabalha com a vida de várias espécies, podendo escolher ter uma relação mais próxima com os animais na clínica, trabalhar em laboratórios, indústria, entre outros. Além de ter um campo de atuação vasto, é possível se identificar com diversas áreas como, ciências da saúde, ciências agrárias e ciências econômicas.”



  • Leia também:


]]>
Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias