Dia Mundial sem Carro
Redação
Publicado em 12 de outubro de 2015 às 21:47 | Atualizado há 9 anosDa assessoria
O estímulo ao uso da bicicleta ou outras formas de locomoção foi a temática das atividades de ontem (22), data em que se celebra o Dia Mundial Sem Carro. Por todo o globo, inúmeras cidades realizam ações de incentivo às formas alternativas de mobilidade e, em Goiânia, Paulo Garcia fez questão de dar o exemplo logo cedo. Às 6h30, o prefeito e secretários da administração iniciaram trajeto entre a Praça Nova Suíça e o Paço Municipal, de quase oito quilômetros, utilizando a bicicleta.
A utilização da bicicleta pelo prefeito Paulo Garcia, no entanto, não se restringe ao dia de de incentivo. Às sextas-feiras deste mês de setembro, ele cumpriu o compromisso de percorrer o trajeto entre sua casa e o Paço Municipal pedalando. Gesto que vem ao encontro das intervenções que são projetadas pelo gestor na área de mobilidade urbana ao implantar rotas cicláveis pela Capital.
O prefeito disse que é perceptível a vontade das pessoas em andar de bicicleta e que o respeito com os ciclistas vem aumentando. “Eu, por exemplo, moro aqui no Setor Bueno, vou de casa para o trabalho – lá no Paço Municipal -, e nunca me senti desrespeitado. Vou por onde ainda não há rota ciclável, portanto, no meio dos carros, passo pelos ônibus”. Para o gestor, as pessoas devem compreender que, no trânsito, é preciso viver harmonicamente. “Precisamos preservar vidas e, para isso, quem tem prioridade? Primeiro o pedestre e depois o ciclista. Aí vem o transporte coletivo, seguido pelo transporte individual”, afirmou.
Benefícios
A estruturação das vias no município foi citada por Paulo Garcia, indicando que a cidade está se preparando para que o ciclista possa andar de forma mais segura. Ele garante que, até o final do seu mandato, serão entregues 140 quilômetros de rotas cicláveis. Está programada para o aniversário de Goiânia a inauguração da ciclovia da Praça Cívica, que vai unir os corredores Universitário e T-7.
“Nós vamos ampliando aos poucos. Estou impressionado com o apelo que a bicicleta tem na cidade. A cada dia, avoluma-se o número de cicloativistas na Capital. Todos os dias têm grandes pedais que circulam pela cidade, desde pedais para iniciantes até mais pesados, realizando esse exercício como atividade física”.
De acordo com o prefeito Paulo Garcia, a partir das 20 horas, de segunda a segunda, há grupos de cicloativistas saindo e percorrendo, em média, 20 quilômetros pela cidade. Ele ressaltou que tem acompanhado algumas atividades e que são grupos muito organizados que, a cada dia, crescem mais.
“O que eu aprendi? Que a cidade é muito mais bonita do que você vê de dentro do carro. Na bicicleta, a sua capacidade de contemplação dos espaços urbanos é muito maior. Há interação não só com os espaços, mas com as pessoas. Com a bicicleta, você encontra conhecidos, conversa com as pessoas, tem possibilidade de fazer amizades. O carro te isola. É impressionante. Só pedalando para perceber isso”, finaliza o prefeito.
]]>