Em balanço do primeiro fim de semana, Beltrame ressalta que ‘não tem jogo ganho’
Diário da Manhã
Publicado em 27 de setembro de 2015 às 07:56 | Atualizado há 9 anosRIO — Pelo segundo dia consecutivo, o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, acompanhou pessoalmente o andamento da Operação Verão, antecipada após os arrastões na orla da Zona Sul na semana passada. Ele esteve na tarde neste domingo em Copacabana, em Botafogo, no Arpoador e no Centro e, nas ruas, conversou com moradores, policiais, guardas municipais e assistentes sociais. Segundo o secretário, o esquema especial de segurança foi aprovado e deve ser mantido até março de 2016.
— Está funcionando bem, mas temos um verão inteiro pela frente. Não tem jogo ganho — comentou o secretário. — Infelizmente, é preciso colocar 900 homens nas praias, entre Copacabana e Leblon. É assim que nós temos que tentar minimizar os problemas de segurança. É antecipando, não deixando (os problemas) acontecerem.
Assim como nas praias, onde o movimento de banhistas foi baixo para um domingo de sol, os ônibus também circulavam com poucos passageiros. Mesmo assim, os pontos de bloqueios e o policiamento na orla continuaram reforçados.
No trajeto de uma hora e meia entre o Jacaré e o Leblon, um dos ônibus da linha 474 passou por cinco bloqueios: na Rua General Gustavo Cordeiro de Faria, em Benfica; na Avenida do Exército, em São Cristóvão; na Avenida Francisco Bicalho, na Leopoldina; na Avenida Presidente Vargas, no Centro; e na Avenida Princesa Isabel, em Copacabana. O coletivo foi parado por policiais militares em três barreiras.
De acordo com a Polícia Militar , um mesmo ônibus pode ser parado mais de uma vez, porque o embarque de baderneiros pode ocorrer entre um bloqueio e outro.
O prefeito Eduardo Paes ressaltou a importância da integração entre os órgãos municipais e as forças de segurança:
— Estamos atuando de maneira mais efetiva. Trabalhando em conjunto, certamente não teremos, ao longo do verão, os problemas que vimos no último fim de semana.
]]>