Em Goiânia, umidade relativa do ar atinge o menor índice do ano
Júlio Nasser
Publicado em 10 de agosto de 2017 às 19:04 | Atualizado há 7 anosFoto:Reprodução
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que na tarde de ontem, 9, a umidade relativa do ar chegou a 14%. O índice é o menor já registrado este ano em Goiânia.
Segundo a chefe de meteorologia do órgão, Elizabete Alves, a baixa da umidade do ar ocorre por causa da atuação de uma massa de ar seco comum neste período do ano. Ela afirma que a tendência é de que ao longo do mês de agosto a situação piore ainda mais, pois há um longo período sem chuvas e a atuação dessa massa persiste por alguns meses, sem muitas oscilações, trazendo um alerta à capital goiana, já que a umidade está variando entre 20% e 12%.
A previsão do Inmet é de que até domingo, 13, a temperatura fique entre 17ºC e 35ºC, sem chuva e com umidade relativa do ar mínima em 14%, subindo para 15% na sexta-feira e 18% durante o fim de semana.
Cuidados
Médicos especialistas alertam sobre cuidados que devem ser tomados durante o período de umidade baixa.
A principal recomendação, é tomar bastante água, lavar as narinas com soro fisiológico e recorrer ao uso de vaporizadores, principalmente na hora de dormir. Além disso, o uso de cremes hidratantes também podem aliviar o desconforto causado pela secura.
Outra dica, é evitar fazer exercícios físicos no início da manhã e no período da tarde, momentos em que a umidade está mais baixa.
]]>