Escolas municipais poderão ter aulas de artes marciais
Diário da Manhã
Publicado em 15 de agosto de 2018 às 11:28 | Atualizado há 6 anosUm projeto de lei que tramita na Câmara pretende incluir as artes marciais como atividade complementar obrigatória nas escolas da rede municipal de ensino de Goiânia. A matéria é de autoria do Vinícius Cirqueira (Pros). Ele defende que “as atividades físicas que, sob a forma de lutas, possuam como finalidade contribuir para a integração dos praticantes na promoção da saúde e educação e no exercício da cidadania”.
Caso a medida seja aprovada, a disciplina será implementada a todos os alunos com idade igual ou superior a 7 anos de idade que se interessarem. A inclusão não deverá substituir as aulas regulares de Educação Física já que a disciplina é um componente curricular obrigatório. O vereador acredita que a matéria pode diminuir a evasão escolar.
Cirqueira, que é atleta do Taekwondo, declarou ainda que as artes marciais se fundam em filosofias pautadas no caráter, na determinação e no companheirismo. O autor do projeto de lei ressaltou ainda que as artes marciais possibilitarão o incremento na formação pessoal e educativa dos alunos, uma vez que os praticantes, invariavelmente, desenvolvem a autoconfiança, o equilíbrio, a disciplina e o respeito, além da socialização e da cultura em sentido amplo.
(Foto: reprodução Assembleia Legislativa de São Paulo)
]]>