Especialista dá 5 dicas para acalmar o seu cão durante a queima dos fogos de artifício
Diário da Manhã
Publicado em 29 de dezembro de 2017 às 10:50 | Atualizado há 2 semanasO Réveillon está chegando e com eles vem os fogos de artifício. Enquanto para nós o colorido no céu se torna um espetáculo para os olhos, para muitos cães todo o barulho e o clarão que se forma no céu nessas horas causa medo.
De acordo com o especialista em comportamento animal, Leandro Meirelles, isso ocorre porque esse animais possuem uma audição muito mais sensível que a dos humanos e ouvem até seis vezes mais que nós. Por isso, é comum que muitos animais se assustem e até fogem de casa para se esconder do barulho. “Para os cachorros aquele som dos fogos trazem a sensação de medo e eles inclusive pensam que o barulho vai machuca-los”, explica Leandro.
Nesta semana, uma imagem de um cão que se assustou com os fogos de artificio do Natal e arranhou o portão e o chão até as unhas dele chegarem na veia viralizou nas redes sociais. O dono relatou que o animal estava sozinho em casa e quando ele chegou no local se deparou com o portão e o pet cheios de sangue.”O coração dele quase saindo pela boca, muito agitado e eu não sabia o que fazer”, explicou. Em menos de uma semana, o post foi compartilhado mais de 15 mil vezes. Nos comentários diversas pessoas também relataram os problemas que enfrentam com os seus cães por causa dos fogos.
Leandro aponta que embora este caso assuste muitas pessoas, isto demonstra o quando o cuidado com o nosso melhor amigo deve ser redobrado. Até mesmos cães treinados podem se assustar com o barulho. Para ele existe duas formas de tratar o medo, o primeiro é para treinar o cão para que ele se acostume com o som. O especialista explica que o dono deve colocar um vídeo de fogos de artifício com o volume do áudio baixo e com o animal do lado. Aos poucos deve-se ir aumentando o som e dando carinho e até mesmo recompensas para o cachorro como petiscos. Entretanto o treinamento apesar de eficaz, deve ser feito aos poucos e várias vezes na semana. Se você não teve tempo de fazer essas sessões com o seu bichinho, Leandro dá 5 dicas para que o seu pet não se assuste com os fogos do réveillon.
1. Não deixe o cachorro preso em coleiras, pois é comum que tentem fugir e acabem se enforcando
2. Coloque ele dentro de casa porque o som dos fogos acaba sendo abafado
3. Deixe a Tv ou o rádio ligado
4. Coloque algodão no ouvido do animal. A medida abafa o som
5. Caso o pet se assuste com facilidade, o dono poderá levar até um veterinário onde o profissional poderá administrar um calmante.
(Foto: reprodução Internet e Facebook)
]]>