Cotidiano

Estacionamento interno em obras pode ser saída para desafogar ruas

Redação

Publicado em 25 de janeiro de 2018 às 01:01 | Atualizado há 7 anos

Um projeto que abre o esta­cionamento dos prédios em construção para os funcionários deixarem seus car­ros e motos tem desafogado ruas do Setor Bueno. Autoridades vi­sitaram, ontem, 24, uma obra em construção na Rua T-54, no Setor Bueno, para conhecerem o projeto. Os estacionamentos são concluí­dos antes do final da obra, segundo a Dinamica Engenharia, responsá­vel pela obra. São pelo menos 50 veículos a menos nas ruas.

Estiveram presentes o titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), Fernando Santana, os represen­tantes de entidades do setor imo­biliário Ademi e Sinduscon, o de­putado estadual Lívio Luciano (MDB), o coordenador do Pla­no Diretor, Henrique Alves, entre outras autoridades. A visita servi­rá para conhecerem o projeto, que pode ser estendido.

A medida contribui para dimi­nuir o volume de veículos que ocu­pam a vizinhança durante todo o período comercial. E toda contri­buição é válida diante do cresci­mento de veículos na capital. Da­dos do Departamento de Trânsito de Goiás (DETRAN), mostram que na capital o número de veículos já ultrapassa os 1,1 milhão, o que re­sulta numa relação de 1,18 pessoa por veículo. O número já deixa ten­sos os motoristas especialmente neste fim de janeiro, época de re­torno das aulas na maioria das es­colas da capital. Além da paciência para lidar com o tráfego mais inten­so, os motoristas também enfren­tam a dificuldade para estacionar.

A obra do Setor Bueno é um dos canteiros onde o projeto foi im­plantado. Vizinho de cinco institui­ções de ensino, além de muitas clí­nicas médicas, o estacionamento beneficia cerca de 50 colaborado­res, tirando seus carros e motos das ruas. “Deixamos de ocupar os dois lados de rua de 240 metros”, calcu­la Marco Antonio de Carvalho, en­genheiro residente da obra. O en­carregado de obra, Osvaldo Silva, 54 anos, conta que o estaciona­mento dentro da obra trouxe mais tranquilidade no dia a dia. “Antes precisava chegar à obra 6h20 no máximo, caso contrário não en­contrava vaga ou precisava esta­cionar muito longe”, explica.

A medida beneficia também a vizinhança e a comunidade que cir­cula pela região. Em algumas fases da obra, o número é ainda maior e o estacionamento acolhe clientes, visitantes e prestadores de serviço. “É uma medida bacana porque, es­pecialmente no período de aulas, é quase impossível encontrar uma vaga por aqui”, diz Evandro Araujo dos Santos, que trabalha com gesso.

Criar esses espaços para esta­cionamento dentro dos empreen­dimentos foi possível graças à mu­dança da ordem construtiva das obras. “A fim de monitorar a quali­dade do nosso acabamento, há al­gum tempo, nós optamos por con­cluir o subsolo, térreo e mezanino, antes de começar a ‘subir’ a estru­tura do prédio. Com o pronto, per­cebemos que poderíamos dar a ele esta função temporária e, assim, tornar este período de obras mais confortável para os colaboradores e a vizinhança também”, observa o diretor da Dinâmica Engenharia, Mário Valois. As vagas ficam dis­poníveis até a fase final da obra.

SEGURANÇA

Outro benefício para os colabo­radores é a segurança do seu patri­mônio. “Sempre quando deixava de fora ficava receoso de roubarem o som, arranharem ou baterem ou até mesmo levarem o veículo. Por mais que eu tenha seguro é umas situação chata de transtorno. Ago­ra com o estacionamento fico mais calmo, corro menos riscos”, comple­menta Osvaldo Silva.

Dados da Secretaria de Segu­rança Pública de Goiás, até o mês de agosto deste ano foram furta­dos mais de dois mil veículos na capital. Em novembro de 2016, o Fórum Brasileiro de Seguran­ça Pública (FBSP), apontou que Goiás é o Estado com o maior ín­dice proporcional de furtos e rou­bos de carros em todo o país. A taxa é de 798 ocorrências desse tipo crime para cada 100 mil veí­culos. Nosso Estado está à fren­te do Rio de Janeiro (775,8) e São Paulo (717). Os dados são em refe­rência ao ano de 2015, em que fo­ram furtados ou roubados 28.294 automóveis em Goiás.

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias