Cotidiano

Estreia de CNH digital é adiada

Diário da Manhã

Publicado em 29 de setembro de 2017 às 13:57 | Atualizado há 7 anos

Para aquelas pessoas que estavam ansiosas para o lançamento da CNH-e (Carteira de Habilitação Eletrônica), será preciso um pouquinho mais de paciência. O aplicativo que tinha estreia marcada para este sábado (30), só deve ser disponibilizado para os motoristas no próximo mês.

Segundo o Serpro, que desenvolve o sistema, a iniciativa, que começará a ser implantada pelo Detran de Goiás, foi atrasada para outubro por causa de um pedido do Ministério das Cidades e do Denatran, que alegaram uma necessidade de ajuste de agenda. O Diário da manhã entrou em contato com assessoria do Detran-GO, mas até o fechamento da edição não foi apresentado um posicionamento sobre a data do lançamento.

O documento virtual será implantado aos poucos pelos Detrans nos próximos meses, e obrigatoriamente em todos os estados até 1º de fevereiro próximo.
Uma versão de demonstração do aplicativo foi retirada do ar porque o download exigia que os usuários habilitassem uma opção que abrem as portas do sistema operacional para arquivos maliciosos. A versão final não terá este problema.

Entenda o App

Segundo o Conatran (Conselho Nacional de Trânsito), o documento virtual terá o mesmo valor jurídico que o impresso. Ele poderá ser acessado por meio do aplicativo da CNH e funcionará nas plataformas Android e iOS.
A CNH-e será opcional e caberá ao condutor escolher se quer utilizar o aplicativo ou não. O usuário poderá fazê-la pelo smartphone, se tiver certificado digital, ou no Detran de seu Estado.

O app armazenará todas as informações do documento original, como foto e dados do motorista. Será possível ainda compartilhar o documento automaticamente para e-mail ou WhatsApp.

A carteira digital será disponibilizada apenas a motoristas que tenham uma habilitação impressa com QR Code(código escaneável). A tecnologia foi implantada em maio deste ano com o objetivo de aumentar a segurança. (Foto: reprodução Internet)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias