Estudo aponta que Goiânia está entre as 3 capitais mais quentes
Goiânia está entre as capitais mais quentes do país
Fernando Boeira Keller
Publicado em 29 de fevereiro de 2024 às 18:37 | Atualizado há 3 semanasQue em Goiânia faz calor, todos já sabem, o que não se sabia é que a capital figurou entre as três mais quentes do país em 2023. A informação é de uma pesquisa feita pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
De acordo com o Cemaden, Goiânia registrou um aumento de 3,64ªC, atrás apenas de Brasília, com 4,06ºC, e Belo Horizonte, com 4,23ºC. A capital de Goiás ficou a frente de cidades famosas pelo calor, como Cuiabá, Palmas e Teresina.
As análises de dados de satélite revelam que 2023 foi o ano mais quente registrado, com novembro marcando o ápice de calor. Além disso, os estudos apontam para a prevalência de altas temperaturas e secas em novembro e dezembro.
Vale lembrar que, no ano passado, o país enfrentou, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seis ondas de calor. Em 16 de novembro, durante uma das ondas de calor, Goiânia registrou nada menos que incríveis 39,7ºC.
2023 foi o ano mais quente da história
Em 2023, segundo a World Meteorological Organization (WMO) e a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), foi registrado o ano mais quente desde 1850, com a temperatura média 1,18°C acima da média do século XX, superando o recorde anterior de 2016 por 0,15°C.
O Relatório do Clima de 2023 divulgado pela NOAA indica que o El Niño poderia ter influenciado o aquecimento observado, considerando que períodos de El Niño geralmente registram temperaturas globais superiores aos anos neutros ou aos marcados pela La Niña.
]]>