Cotidiano

EUA sufocam Brasil com tarifa sobre aço

Diário da Manhã

Publicado em 3 de março de 2018 às 00:36 | Atualizado há 7 anos

O governo do Brasil recebe com enorme preocupação a in­formação divulgada ontem de que o governo dos Estados Uni­dos pretende aplicar tarifa adi­cional de 25% sobre as importa­ções de aço, e de 10% sobre as de alumínio, como decorrên­cia da investigação com base na Seção 232 da “Lei de Expansão Comercial”, de 1962. Caso con­firmada, a restrição comercial afetará exportações brasileiras de ambos setores.

Na última terça-feira, o minis­tro da Indústria, Comércio Exte­rior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge, esteve reunido em Washin­gton com o secretário de Comér­cio dos Estados Unidos, Wilbur Ross. Na ocasião, reiterou que o aço brasileiro não represen­ta ameaça à segurança nacio­nal norte-americana. Adiantou que as estruturas produtivas si­derúrgicas de ambos os países são complementares, uma vez que cerca de 80% das exportações brasileiras de aço são de produ­tos semiacabados, importante in­sumo para a indústria siderúrgi­ca norte-americana.

Ao mesmo tempo, o Brasil também é o maior importador de carvão siderúrgico norte-a­mericano (cerca de US$ 1 bilhão em 2017), que constitui insumo relevante para a produção brasi­leira de aço, parcialmente expor­tada aos Estados Unidos.

TRADICIONAIS PARCEIROS

No encontro, o ministro Mar­cos Jorge reforçou que Brasil e Estados Unidos são importan­tes e tradicionais parceiros co­merciais. De sua parte, o secretá­rio Ross afirmou disposição para buscar soluções positivas e que eventual decisão de aplicação da sobretaxa poderia ser recorrida pelos países interessados.

O governo brasileiro espera, portanto, trabalhar construtiva­mente com os Estados Unidos para evitar eventual aplicação, o que traria prejuízos significa­tivos aos produtores e consumi­dores de ambos os países, se­gundo relatou Marcos Jorge ao secretário americano.

O governo brasileiro não des­carta eventuais ações comple­mentares, no âmbito multilateral e bilateral, para preservar seus in­teresses no caso concreto.

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias