Exame toxicológico volta ser obrigatório no estado de Goiás
Diário da Manhã
Publicado em 25 de maio de 2016 às 00:41 | Atualizado há 9 anosNesta segunda-feira (23/5), o exame toxocológico voltou a ser obrigatório no estado de Goiás. A Justiça Federal revogou a liminar que dispensava o Departamento de Trânsito de Goiás (Detran) de exigir o exame, que busca identificar o consumo de substâncias psicoativas.
Realizado por clínicas credenciadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o exame é cobrado para revalidar da CNH e para incluir nas categoras C, D e E. O teste detecta substancias como a cocaína, maconha, morfina, heroína, ecstasy, entre outros.
Apesar de ser previsto no Código de Trânsito Brasileiro, o Detran-GO recorreu à justiça por receiar que não fosse possível o cumprimento do serviço, pois não havia número suficiente de clínicas credenciadas para atender a demanda.
De acordo com a Gerência de Habilitação, de 246 municípios goianos, apenas 42 tem clínicas credenciadas. Número ainda insuficiente para cumprir os serviços em tempo ábil, o que pode gerar atrasos na emissão de ou renovação da habilitação de condutores profissionais.
Na análise clínica, incluem exames dos fio de cabelo ou das unhas. Caso o motorista se recuse a fazê-lo, não há possibilidade de proseguir com o processo de renovação ou inclusão de categoria. O resultado demora em média 12 dias para ficar pronto.
]]>