Festa começa com caminhada da fé
Redação
Publicado em 23 de junho de 2018 às 01:49 | Atualizado há 7 anosA Romaria do Divino Pai Eterno 2018, que teve início ontem, tem como tema da edição deste ano “Pai Eterno, somos Teus filhos”. A tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno será realizada entre 22 de junho e 1º de julho.
De acordo com o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Edinisio Pereira, a escolha do tema foi inspirada no Ano do Laicato, proclamado pelo Papa Francisco e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para 2018. “Daremos todo o destaque para a participação e trabalho dos leigos dentro da Igreja, onde eles vivem a sua fé, mas de tal modo que ela estenda-se às suas famílias, locais de trabalho e onde mais ele está inserido e exerce a extensão da sua vida de fé”, pontuou.
Sobre a programação prevista para os dez dias de Festa, o reitor destacou que mais um horário de missa foi incluído, a pedido dos próprios romeiros. “Seguimos com a programação dos anos anteriores, com exceção para uma missa, que será celebrada diariamente, às 22h. Então, teremos Alvorada Festiva, Procissão da Penitência, Novenas, Solene, Missas de hora em hora, confissões o dia todo, Batismo e o Sacramento da Eucaristia”, disse.
Para o reitor, a Romaria sempre é tempo de oração e grandes reflexões sobre o trabalho da Igreja, bem como sobre as dificuldades vividas no mundo atual. “Acreditamos que o Pai Eterno traga mais esperança para a Igreja, política, de modo geral no Brasil e no mundo. Que todos venham à Trindade movidos pela fé. Tracem seus objetivos espirituais para os dias de Festa ao Pai Eterno. Sempre reforçamos durante as Romarias: que venham, participem e sejam continuadores da mensagem do Evangelho que será transmitida aqui em Trindade. Acolhemos a todos, os que vêm de perto ou de longe, sejam bem-vindos, unidos pela fé e oração”, concluiu Pe. Edinisio.
APOIO
“Temos o apoio do Governo do Estado para que possamos receber bem os mais de 2,5 milhões de romeiros esperados neste ano. É uma união de forças entre a Prefeitura de Trindade e o Governo do Estado por meio de instituições importantes como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Agetop, OVG e Secretaria de Saúde. Tudo isso para que a Festa possa ser bem sucedida e para que as pessoas possam vir a Trindade e voltar em segurança para suas casas”, disse.
Sobre a importância da Romaria para a Capital da Fé de Goiás, o prefeito destacou que a cidade é conhecida mundialmente por sua história de fé iniciada em 1840, quando o Medalhão com a Imagem da Santíssima Trindade foi encontrado. “Trindade nasceu e cresceu da fé no Divino Pai Eterno. Hoje, a Romaria movimenta a economia e comércio local, pousadas, hotéis e restaurantes. Realmente, é uma Festa que movimenta de forma geral e, sem dúvida nenhuma, o turismo religioso é a maior fonte de geração de renda e emprego em nossa cidade”, concluiu o Prefeito.
]]>