Fiéis visitam obra do Novo Santuário
Diário da Manhã
Publicado em 1 de julho de 2017 às 00:30 | Atualizado há 1 semanaA Romaria do Divino Pai Eterno 2017 entra na sua reta final. A tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), atrai milhões de romeiros que vêm agradecer ao Pai pelo dom da vida. Os devotos costumam visitar a Igreja Matriz, lugar onde a devoção se popularizou na região Centro-Oeste, e também o Santuário Basílica, onde a fé no Pai Eterno cresceu e alcançou todo o Brasil.
Nos últimos anos, porém, outro local se tornou ponto de peregrinação e tem recebido muitos romeiros que fazem questão de passar por lá e deixar suas orações. Esse lugar é o Novo Santuário do Divino Pai Eterno. As etapas do Novo Santuário são concluídas e deixam os devotos e romeiros cada vez mais perto de ver a obra finalizada.
O lugar já virou ponto de peregrinação das pessoas de fé que visitam a cidade. A devota Maria Helena Ribeiro, da cidade de Registro (SP), visita Trindade todo ano e faz questão de visitar o canteiro de obras: “Toda vez que vou ao mirante e vejo a igreja tomando forma, eu fico imaginando como ela será linda quando estiver pronta e o quanto ela vai poder acolher mais devotos”. Maria Helena e a família já têm planos de ver a primeira missa celebrada no novo templo.
Ao chegar à obra, é fácil perceber a dimensão que terá a igreja, que conta com o apoio dos fiéis. São eles os responsáveis pelo andamento do projeto, que é feito integralmente com doações mensais recebidas dos devotos associados à Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). “Eu e meus irmãos contribuímos com esta obra, pois queremos que cada vez mais pessoas possam experimentar a misericórdia do Pai Eterno”, revela Maria Helena.
A obra do Novo Santuário é rica em detalhes e repleta de peculiaridades. Uma delas é que cada pilar recebe o nome de um santo da Igreja para intercessão e consagração. A bênção é feita pelas mãos do Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás e presidente-fundador da Afipe, padre Robson de Oliveira. “Esta nova casa está ganhando forma a partir destes alicerces e a mesma coisa acontece com nossa vida. Quando queremos chegar mais perto de Deus, nós podemos contar com o apoio dos santos, eles são nossos alicerces”, assegura padre Robson.
De acordo com Robson, dar o nome de um santo a cada pilar simboliza a força expressada da realização desta grande obra. “Estes pilares são fortes o suficiente para dar sustentação a esta nova igreja dedicada a Deus, assim como os santos nos sustentam na construção da nossa vida”, explica o eclesiástico.
A Igreja Católica explica, através do catolicismo, que os santos são intercessores de Deus no caminho da fé cristã até os céus. Por meio dos santos, as pessoas podem clamar e buscar a salvação nos céus. “Os santos são homens e mulheres que buscaram viver uma vida sagrada e nos ajudam a sustentar a casa espiritual de nossa fé. Eles trabalharam e viveram para Deus. E nós nos santificamos quando realizamos aquilo que eles realizaram, quando seguimos o exemplo dos santos, assumindo nossa missão e fazendo com que a obra de Deus aconteça”, define Robson.
Estágio da obra
A construção do Novo Santuário está na fase de concretagem de blocos, isto significa, de acordo com o engenheiro civil Luiz Rossi Neto, que é mais uma fase da sustentação do projeto. “Neste setor da obra, estamos executando blocos sobre as estacas. Cada bloco pode conter várias estacas. A função desse bloco é distribuir a carga do pilar entre as estacas, que são profundas, podendo atingir cerca de 20 metros ou mais”, explica o engenheiro.
Ele acrescenta que essa fase de montagem estrutural requer muito cuidado e, por isso, são feitos testes constantemente para garantir a segurança de toda a estrutura e também dos romeiros que irão visitar o novo templo. “A fundação é o que garantirá a resistência de todo o corpo da igreja que será construído por cima e dará forma ao Novo Santuário”, conclui.
]]>