Cotidiano

Filhas de Jó goianas ganham prêmio mundial

Diário da Manhã

Publicado em 16 de outubro de 2015 às 00:04 | Atualizado há 7 dias

 

Com todos os seus mistérios e curiosidades, a maçonaria também tem espaço para algo simples porém extremamente gratificante. As Filhas de Jó Internacional é uma Ordem discreta de princípios fraternais, filosóficos, iniciáticos, e filantrópicos, apoiada diretamente pela Maçonaria  e destinada à jovens garotas entre 10 e 20 anos (incompletos), visando aperfeiçoamento do caráter  através do desenvolvimento moral e espiritual encontrados nas Sagradas Escrituras, a lealdade para com a bandeira do seu país, o amor filial e o serviço à comunidade.

A Ordem é baseada nos ensinamentos Bíblicos sobre a vida de, sua  perante aos desafios e provações pelos quais teve de passar. O nome desta Instituição Paramaçônica se refere às três filhas de Jó:Quézia (fé),Jemima (pureza) e Quéren-Hapuque (triunfo da fé), que são citadas na Bíblia como as “mulheres mais justas de toda a Terra”. Ela está presente em alguns países:

Austrália

Brasil

Canadá

Estados Unidos

Filipinas

Membros

As reuniões são fechadas ao público em geral. Para assistir à uma cerimônia ritualística das Filhas de Jó, é preciso ser:

Estas reuniões também são acompanhadas por Maçons.

O Conselho Guardião do Bethel é formado por maçons, suas esposas, mães e pais de Filhas de Jó, irmãs (maiores de 20 anos) de Filhas de Jó e Membros de Maioridade (são Filhas de Jó que possuem mais de 20 anos) da Ordem que ajudam as Filhas de Jó na realização de seus trabalhos e por esse Conselho passam todas as decisões que as moças venham tomar. Tem o dever de apoiar os membros e participar de todos os eventos e trabalhos ligados à área administrativa, constitucional e ritualística do Bethel, sem interferir nos mesmos.

Os Cargos escolhidos por votação são:

Entre os trabalhos desenvolvidos pelo grupo, estão ações filantrópicas e grupos de discussões temática. As garotas são estimuladas a falar em público, dividir tarefas e organizar as atividades por contra própria.

Prêmio

Lideradas pela Honorável Rainha, Raissa Marchiari (20 anos), que é estudante do 6º péríodo de Engenharia Civil, o Bethel goiano conquistou o título máximo dessa organização. Segundo Raissa, o premio Spirit não é uma competição, onde um bethel vai contra o outro e sim uma avaliação de excelencia para saber qual é o mais organizado dentro dos critérios da própria maçonaria.

Entre os pontos a serem avaliados, era a facilidade de falar em público da oradora, no caso a Honorável Rainha, que é o cargo máximo dentro das filhas de Jó. “Tive que falar um discurso, a oração e os hinos todos em inglês, perfeitamente, sem errar para conseguir o título de Spiriti, para o nosso Bethel.” Além do Spirit, que é o certificado mais importante, as moças goianas também ficaram em segundo lugar mundial na questão da ritualística.

Raissa conta que organizaram um almoço para arrecadar fundos para as ações de caridade, chamada de “panelinhas de jó” onde todo o dinheiro foi doado para uma instituição de ajuda a pessoas com problemas auditivos.

 

O bethel goiano com as faixas de premiação

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias