Cotidiano

Ford Fiesta 1.0 turbo chega com preço de R$ 71.990

Redação

Publicado em 14 de julho de 2016 às 21:25 | Atualizado há 5 dias

O modelo apresentado pela montadora surpreendeu os jornalistas pelo seu altíssimo desempenho, mesmo tendo motorização 1.0. Sua alta performance contrasta com a economia de combustível prometida pela marcam que pode, segundo a montadora, ser 20% menor que os modelos convencionais. Tudo isso foi possível graças à adoção do motor 1.0 de três cilindros e turbocompressor, o chamado Ecoboost, que entrega 125 cavalos de potência e só pode ser abastecido com gasolina. Essa potência supera o até então rei dos motores 1.0, o VW Up! TSi, que possui 105 cavalos, a mesma do Hyundai HB20 Turbo, mas com vendas bem abaixo do VW.

O Fiesta 1.0 Ecoboost começa a ser vendido nos próximos dias a um preço fora do patamar do segmento: R$ 71.990,00, mas a montadora explica que ele não pode ser comparado a outros carros de motorização mil cilindradas porque está em um patamar bem acima. Tanto é que a Ford coloca o motor 1.0 Ecoboost na versão top de linha, a Titanium, com câmbio automático de dupla embreagem. O Fiesta continua sendo oferecido com motor 1.6 litro na versão Sigma, de quatro cilindros e 128 cavalos. Já a versão 1.5 litro sai de linha.

Passado o impacto do preço, o consumidor começa a avaliar o porquê de pagar praticamente R$ 72 mil por um modelo 1.0 e logo já percebe novidades interessantes no Fiesta Ecoboost. A primeira delas é que, de acordo com a montadora, o modelo chega a ser até 20% mais econômico e reduz em até 15% as emissões de gás carbônico. Assim, o Fiesta pode rodar 12,2 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada.

Outro atrativo é o rendimento da motorização Ecoboost. O desempenho do 1.0 fabricado na Romênia é superior ao motor 1.6, atingindo potência máxima em 6.000 rpm e acelerando de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, contra 12,1 segundos do motor 1.6. O Ecoboost já estava disponível no Brasil no Fusion 2.0 e deve equipar em breve uma versão do EcoSport.

Com respostas mais rápidas e macias, o Fiesta 1.0 Ecoboost se saiu bem no trajeto misto de ruas e estrada, mesmo transportando motorista mais três adultos. A adoção dos três cilindros deixou o carro mais leve e dinâmico. O desempenho não lembra nenhum dos modelos 1.0 oferecidos no Brasil. Está mais equiparado a versões superiores de motorização e, mesmo diminuindo o número de cilindros, conseguiu injetar potência justamente pelo uso do turbo. O ganho em eficiência é perceptível mesmo rodando com o motor em baixa rotação. A recuperação de velocidade é um destaque à parte e faz a diferença quando o motorista pega a estrada.

O Ford Fiesta tem série há sete airbags, incluindo laterais, de cortina e joelho para motorista, sistema de partida sem chave Ford Power, chave com sensor de presença, bancos de couro, ar-condicionado digital, rodas de liga leve de 16 polegadas, sistema de conectividade SYNC com comandos de voz, sensores de chuva e crepuscular, banco traseiro bipartido e apoio de cabeça e cinto de três pontos no assento central.

 

[box title=”PREÇOS”]

R$ 51.990,00 – New Fiesta SE 1.6 com câmbio manual

R$ 58.790,00 – New Fiesta SEL 1.6 com câmbio manual

R$ 64.990,00 – New Fiesta SEL 1.6 com câmbio automatizado

R$ 70.690,00 – a New Fiesta Titanium 1.6 com câmbio automatizado

R$ 71.990 – New Fiesta Titanium 1.0 Ecoboost com câmbio automatizado.[/box]

New Fiesta DM

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