Goiânia enfrenta dia intermitente de chuvas; alagamentos por toda cidade
Welliton Carlos da Silva
Publicado em 19 de janeiro de 2016 às 23:22 | Atualizado há 4 diasA terça-feira chuvosa, 19/01, entrou para a história como o dia de janeiro mais chuvoso dos últimos 20 anos.
Não teve uma hora sem chuvas intermitentes durante a manhã, tarde e noite. E a previsão é de que a madrugada siga em ritmo intenso de chuva, bem como esta quarta-feira.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu cerca de 18 mm entre a manhã do domingo, 17, e a manhã da segunda.
As ruas do Centro da Capital ficaram completamente alagadas. Existe um temor de que os motoristas transitem pela Marginal Botafogo, que estaria comprometida em parte de sua infraestrutura. A Prefeitura de Goiânia garante a segurança da via.
Nas redes sociais as opiniões se dividiram sobre as chuvas. Enquanto muitos lamentavam a falta de equipamentos urbanos que garantam a segurança das pessoas, outras brincavam, com memes divertidos, como a que disse que a Arca de Noé sairá proximo do Terminal Rodoviário hoje às 22h.
Durante a tarde desta terça-feira, imagens da marginal foram compartilhadas pelas rede sociais, onde se observa o córrego Botafogo profundamente bravio e perigoso.
Uma delas, todavia, seria de chuvas ocorridas no ano passado.
Por meio de nota, a Defesa Civil de Goiânia esclareceu: “Apesar do intenso fluxo de chuva na Capital, o nível do Córrego Botafogo está normal e que os veículos que passam pelo local trafegam normalmente. O vídeo que está circulando nas redes sociais mostrando a via alagada não é atual. A Prefeitura de Goiânia destaca que, constantemente, são realizados trabalhos de manutenção e monitoramento na Marginal Botafogo”.
Veja o vídeo que circula nas redes sociais
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=0rQJmfxuW6w&feature=youtu.be[/embed]MAIS CHUVAS
O instituto não divulgou oficialmente os dados de terça-feira, mas adiantou que as chuvas foram pelo menos o dobro dos dias anteriores.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o total de chuva acumulado entre os dias 1 e 18 de janeiro foi de 267,7 mm.
Esse patamar corresponde a 99% da média de chuva para janeiro – aproximadamente 270 mm. Ou seja, nem terminou o mês e já choveu mais do que todo o período.
A média de chuva para janeiro é a segunda mais alta do ano.
As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) provocaram mais chuva sobre a região de Goiânia no fim de semana, informa o instituto.
QUEDA DE TEMPERATURA
O Instituto Nacional de Meteorologia afirma que a chuva e o excesso de nebulosidade sobre Goiânia no fim de semana e durante esta terça-feira derrubaram a temperatura.
A capital de Goiás teve a tarde mais fresca do ano no domingo, 17, com temperatura máxima de 24,8°C. A madrugada do sábado, 16, foi a mais fresca do ano, com temperatura mínima de 19,4°C.
A tendência é de que a chuva continue devido as áreas de instabilidade da ZCAS.
O centro-norte de Goiás, o Distrito Federal e o norte de Mato Grosso devem receber grandes volumes de chuva até o fim da semana.
]]>