Goiânia supera Buenos Aires na frequência de uso das bicicletas públicas
Diário da Manhã
Publicado em 9 de janeiro de 2017 às 23:38 | Atualizado há 8 anosO grupo Serttel, responsável pela operação do sistema DeBike de bicicletas compartilhadas, anunciou por meio da Prefeitura de Goiânia que a frequência de uso das bicicletas na cidade supera em 50% a de Buenos Aires, na Argentina, a do Rio de Janeiro e São Paulo.
De acordo com o diretor comercial da Serttel, Israel Leite de Araújo, a adesão dos usuários tem sido maior do que foi previsto. De forma propocional, a frequência do uso das bicicletas foi maior com apenas 18 dias de funcionamento em relação às demais cidades nas quais a Serttel opera o sistema.
“O projeto foi bem aceito pela população goianiense, os números mostram que a iniciativa é um sucesso total”, afirma o diretor comercial. Ele conta que o projeto determina a quantidade de bicicletas e muda conforme a frequência do uso do serviço nos primeiros dias de implantação.
“Esta sexta-feira, 06, por exemplo, até às 11 horas, o sistema havia registrado uma viagem por bicicleta, ou seja, todas foram utilizadas pelo menos uma vez. Nas outras cidades, esse índice, no mesmo horário e data, era de 0,5 viagem por bicicleta instalada, ou seja, apenas metade das bicicletas tinham sido utilizadas”, explica.
A empresa opera também o sistema de compartilhamento de bicicletas em 19 cidades brasileiras, algumas delas nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. Em Goiânia, o sistema omeçou a operar no último dia 20 de dezembro e até esta segunda-feira (9/1) foram mais de 5 mil viagens registradas.
São 150 bicicletas disponibilizadas em 15 estações espalhadas pela cidade todos os dias da semana. A retirada pode ser feita entre as 6h e 22h59, após realização de cadastro no site e pagamento pelo cartão de crédito.
]]>