Goiás apresenta queda de taxas de homicídio, diz Ipea
Welliton Carlos da Silva
Publicado em 22 de março de 2016 às 14:47 | Atualizado há 9 anosOs dados divulgados pelo Atlas da Violência – estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) – revelam uma significativa reação de Goiás nas estatísticas da violência homicida: Goiás apresentou queda de -4,5% na taxa de homicídios.
É a segunda melhor queda para dados que avaliam 2013 em relação à 2014. Rondônia aparece em primeiro, com -25%.
O Atlas da Violência é diferente do Mapa da Violência dos estudos divulgados pelos gestores estaduais. Ele avalia outros parâmetros, apesar de de partir do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.
Por sua vez, o Brasil acumulou 59.627 homicídios em 2014. Trata-se de recorde no território brasileiro em números absolutos, que inclui o Brasil imediatamente na lista dos mas violentos do mundo.
TAXAS
Contudo, a análise científica dos pesquisadores em violência levam em conta a média de homicídios por 100 mil habitantes. O Brasil marca uma taxa de 29,1 mortes por 100 mil, o que coloca o Brasil na 12° colocação global.
Ainda assim o número do Brasil é considerado elevadíssimo, pois 10% de todos os assassinatos no mundo ocorrem no território brasileiro.
A presidenta da ONG “A paz que eu quero” elogia a queda em estados como Goiás e informa que é preciso primeiro avaliar os estudos antes de qualquer opinião precipitada. “Elogiamos de início estes dados e acreditamos neles. Mas é preciso que cada estado, através de ONGs e entidades que realizam estudos, façam a auditoria. Além do mais, esperamos a pesquisa do Mapa da Violência, que é tradicionalmente o estudo mais completo do Brasil”.
]]>