Goiás participa de prisão de quatro suspeitos de explosão de banco no MS
Redação
Publicado em 6 de julho de 2016 às 03:22 | Atualizado há 9 anosQuatro homens foram presos e apresentados em Sonora (MS), no dia 1º de julho, suspeitos de metralhar vários batalhões da Polícia Militar na região, a delegacia de polícia local e de explodir uma agência do Banco do Brasil, o que gerou prejuízo superior a R$ 1 milhão. O Grupo Antirroubo a Bancos (GAB), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Goiás, teve papel importante nessa operação, que contou ainda com participação da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros do Mato Grosso do Sul e da Gerência de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso.
Em pouco mais de três meses, somente em Goiás, o combate à ação de criminosos que roubam bancos resultou na desarticulação de sete grandes quadrilhas equipadas com explosivos e armamentos pesados. Ao todo, 42 suspeitos foram presos.
De acordo com o delegado Alex Nicolau Vasconcellos, titular do Grupo Antirroubo a Bancos (GAB/Deic), parcerias entre as forças de segurança interestaduais serão ainda mais frequentes. “O crime não tem fronteira. Por isso, as forças policiais não podem ter ‘divisões’. Essa parceria no combate ao roubo em bancos é fundamental para desmantelar as quadrilhas especializadas”, resume.
Apenas neste ano, o GAB de Goiás já trabalhou em parceria com outros seis Estados. Além do Mato Grosso do Sul, foram deflagradas operações conjuntas no Maranhão, Pará, Tocantins, Minas Gerais e São Paulo.
Na mesma sexta-feira (1º/07), quando foi instalado, em Brasília (DF), o Comitê de Inteligência Integrada, representantes das forças policiais dos Estados que integram o Consórcio Brasil Central (GO, TO, RO, MT, MS, DF e MA) lembraram que o acordo de cooperação entre eles precisaria ser assinado pelos respectivos governadores em agosto. Contudo, enfatizaram que, antes mesmo do cumprimento da parte burocrática, várias ações executadas em conjunto já estavam em curso. Foi o caso da operação que resultou na prisão do bando em Mato Grosso do Sul.
O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton, assumiu a presidência do Pacto Interestadual de Segurança Integrada. O Comitê de Inteligência fará o compartilhamento de informações e dados que subsidiarão o combate ao crime organizado além-fronteiras.
Aliás, na reunião dos secretários de Segurança Pública mencionada anteriormente, Minas Gerais e Bahia já participaram como Estados convidados; Pará e Piauí formalizaram interesse em unir esforços ao grupo.
O delegado Alex Vasconcellos também destaca o aumento do efetivo do GAB e o reforço da frota e do armamento para os policiais civis como fatores que contribuem para a produtividade da equipe. “Todos os profissionais são altamente capacitados. Agora, com respaldo e confiança da administração, a tendência é uma presteza ainda maior”, destaca.
]]>