Gustavo aprova projeto para identificar nascentes
Redação
Publicado em 4 de outubro de 2018 às 04:11 | Atualizado há 6 anosSão mais de 200 nascentes já catalogadas em Goiânia, em situações diversas. Algumas estão protegidas, graças a iniciativas públicas e privadas. Boa parte sofre degradação, seja por omissão do poder público ou por mau uso da população. Um caminho para atacar o problema está apontado pelo vereador Gustavo Cruvinel (PV), para que a Prefeitura de Goiânia, através da Amma identifique esses locais e coloque alerta sobre as sanções previstas, em caso de depredação. O projeto foi aprovado, em segunda votação, nesta quarta, dia 3, e aguarda a sanção do prefeito Íris Rezende.
Vistoria – Segundo o vereador Gustavo Cruvinel, o projeto foi feito a partir de um trabalho de vistoria nas nascentes de Goiânia. “A Comissão do Meio Ambiente convidou a Amma, o Crea e outras instituições para a situação desses locais. Já existe um levantamento feito na Amma, mas temos recebido várias denúncias na Comissão, o que levou à elaboração do projeto”, diz ele. Quase 20 nascentes já foram visitadas e o trabalho está sendo retomado agora, com uma visita a cada sexta-feira.
De acordo com o projeto, as nascentes de Goiânia devem ser devidamente identificadas, com o seu nome e a localização, a exemplo do que acontece com as placas de identificação de logradouros. Junto, haverá os telefones de contatos com a Amma e a Delegacia Estadual de Meio Ambiente, para denúncias, em caso de degradação. Por fim, deverá conter a frase “Preservar a água é preservar a vida”.
Educação – “Temos consciência de que o projeto, sozinho, não vai resolver o problema. Mas será um estimula para a população e proprietários de áreas se atentarem para importância da preservação”, defende o vereador.
Aprovado em plenário, o projeto segue para sanção do prefeito Íris Rezende nos próximos dias.
]]>