Cotidiano

Gustavo aprova projeto para identificar nascentes

Redação

Publicado em 4 de outubro de 2018 às 04:11 | Atualizado há 6 anos

São mais de 200 nascentes já catalogadas em Goiânia, em situações diversas. Algumas estão protegidas, graças a ini­ciativas públicas e privadas. Boa parte sofre degradação, seja por omissão do poder pú­blico ou por mau uso da popu­lação. Um caminho para ata­car o problema está apontado pelo vereador Gustavo Cruvi­nel (PV), para que a Prefeitura de Goiânia, através da Amma identifique esses locais e co­loque alerta sobre as sanções previstas, em caso de depreda­ção. O projeto foi aprovado, em segunda votação, nesta quar­ta, dia 3, e aguarda a sanção do prefeito Íris Rezende.

Vistoria – Segundo o verea­dor Gustavo Cruvinel, o proje­to foi feito a partir de um traba­lho de vistoria nas nascentes de Goiânia. “A Comissão do Meio Ambiente convidou a Amma, o Crea e outras insti­tuições para a situação des­ses locais. Já existe um levan­tamento feito na Amma, mas temos recebido várias denún­cias na Comissão, o que levou à elaboração do projeto”, diz ele. Quase 20 nascentes já fo­ram visitadas e o trabalho está sendo retomado agora, com uma visita a cada sexta-feira.

De acordo com o projeto, as nascentes de Goiânia de­vem ser devidamente iden­tificadas, com o seu nome e a localização, a exemplo do que acontece com as placas de identificação de logradouros. Junto, haverá os telefones de contatos com a Amma e a De­legacia Estadual de Meio Am­biente, para denúncias, em caso de degradação. Por fim, deverá conter a frase “Preser­var a água é preservar a vida”.

Educação – “Temos cons­ciência de que o projeto, so­zinho, não vai resolver o pro­blema. Mas será um estimula para a população e proprie­tários de áreas se atentarem para importância da preserva­ção”, defende o vereador.

Aprovado em plenário, o projeto segue para sanção do prefeito Íris Rezende nos próximos dias.

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias