Cotidiano
HDT e HGG estão na lista dos hospitais públicos de excelência do Brasil
Júlio Nasser
Publicado em 8 de maio de 2016 às 18:15 | Atualizado há 9 anosOs hospitais estaduais Alberto Rassi (HGG) e de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), ambos geridos por Organizações Sociais (OS), estão entre os 34 hospitais públicos do Brasil que oferecem elevado padrão de atendimento à população.
O certificado é concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a lista foi divulgada por reportagem do site da revista Exame. Ao todo, o País tem 2.987 hospitais públicos que atendem ao Sistema Único de Saúde (SUS) e somente 34 se destacam pela excelência no atendimento e tratamento dos pacientes.
A ONA verifica a estrutura de hospitais há duas décadas e seu certificado tem validade de três anos. Para receber a certificação, os hospitais goianos passaram por rigorosa vistoria, que dura até três dias, e os avaliadores observam mais de 1,7 mil itens para liberar o atestado de excelência da unidade.
Clique aqui para ler matéria no site da Exame
“Hoje, as unidades públicas deixam de nos procurar porque se considerarem abaixo do padrão exigido”, diz Maria Carolina Morenos, superintendente da ONA. “Dificilmente um paciente vai sofrer um acidente adverso dentro de uma unidade acreditada”, diz. “O hospital que atinge o nível máximo de excelência é uma unidade que se preocupa com a segurança do paciente”.
Organizações Sociais
Em Goiás, todos os grandes hospitais estaduais estão sob gestão de Organizações Sociais (OS) por determinação do governador Marconi Perillo. Hospitais como Hugo, HGG e HDT tiveram notório salto de qualidade no atendimento e tratamento de pacientes após a terceirização da gestão. Mais de 10 governadores e equipes de saúde de outros estados já estiveram em Goiás para conhecer o modelo de gestão na saúde.
]]>