Hoje também é dia de Feira Hippie
Diário da Manhã
Publicado em 8 de junho de 2018 às 01:57 | Atualizado há 4 semanas
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, atendeu a uma reivindicação antiga dos feirantes da Feira Hippie e, a partir desta sexta-feira, 8h, a feira começa a funcionar e vai ficar lá até domingo à tarde. Três dias de feira.
A tradicional Feira Hippie, que iniciou aos domingos no final dos anos 60 por um grupo de artistas no Mutirama, depois foi pra Praça Cívica, Avenida Goiás, e hoje funciona na Praça do Trabalhador, é dominada atualmente por vendedores ambulantes e pelos próprios lojistas da Rua 44, centro comercial que se originou a partir da transferência da feira para a Praça do Trabalhador.
Jairo Gomes, presidente da Associação empresarial da Região da 44, mentor da Rádio Hippie, e que vive a feira há 23 anos, afirma que a medida é salutar. Ele explica que muitos lojistas da 44 continuam tendo bancas na Feira Hippie e por isso acredita que não haverá muitos conflitos.
“O comércio na Rua 44 no Setor Norte Ferroviário surgiu após a Feira Hippie se transferir para a Praça do Trabalhador. Muitos lojistas continuam tendo banca na Feira Hippie. A dinâmica dos compradores que vêm de fora mudou. Antes eles vinham aos domingos. Nos últimos anos começaram a chegar na quarta, quinta e sexta-feira. Ou seja, os feirantes da Feira Hippie estavam tendo prejuízo”, destaca Jairo Mendes.
Waldivino Silva, presidente da Associação dos Feirantes da Feira Hippie, diz que o funcionamento a partir de sexta-feira é fundamental para a continuidade da feira que vem perdendo clientes ao longo dos anos para as galerias e shoppings populares que se instalaram na região. “40 por cento das confecções que trabalhavam só na Feira Hippie quebraram nos últimos anos. Muitos compradores estão chegando em Goiânia no meio da semana e indo embora no sábado. O funcionamento na sexta-feira se tornou essencial para a sobrevivência dos feirantes da Feira Hippie.
Segundo a decisão do prefeito de Goiânia, a liberação da sexta-feira para o funcionamento da Feira Hippie será experimental e ocorrerá até o término do processo de revitalização da Praça do Trabalhador. Após isso, serão feitas novas reuniões para discutir o assunto.
Ontem, após mais de 4 horas de reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia– Sedetec, foi definida as regras para o funcionamento da Feira Hippie a partir desta sexta-feira. As feiras da madrugada, dos ambulantes desempregados, vão continuar ocupando os espaços da Praça do Trabalhador de quarta para quinta e de quinta para sexta.
As barracas da Feira Hippie começam a ser montadas a partir das 4h da madrugada de quinta para sexta. O funcionamento começa às 10 horas da manhã. A Avenida Goiás Norte será fechada na altura da Rodoviária a partir desta sexta-feira como ocorre nos sábados e domingos. O secretário Ricardo Deval Borges, da Sedetec, afirmou em entrevista coletiva que vai reforçar a fiscalização no local para evitar tumultos.
]]>