Inverno chega ao país e umidade do ar pode chegar a 20% em Goiás
Júlio Nasser
Publicado em 20 de junho de 2017 às 18:14 | Atualizado há 8 anosFoto:Reprodução/Internet
O inverno chega ao Hemisfério Sul nesta quarta-feira, 21, e promete ser de seca nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e na maior parte do Norte do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação que vai até o dia 22 de setembro, também se caracteriza pela chegada de massas de ar frio provindos do Sul do continente, que derrubam as temperaturas principalmente no Sul, Sudeste, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre e no sul do Amazonas.
O Inmet também alerta sobre a baixa umidade do ar devido à redução das chuvas em quase todo o país, que favorece o aumento de queimadas e incêndios florestais, assim como a ocorrência de doenças respiratórias.
No Centro-Oeste, o período seco já começou e a tendência é de que a umidade relativa do ar nos próximos meses fique abaixo de 30%, com picos mínimos abaixo de 20%. No Distrito Federal, por exemplo, que já enfrenta racionamento de água, a situação pode piorar, uma vez que, as chuvas devem ficar abaixo da média para o inverno.
As temperaturas médias devem permanecer acima do normal, devido à permanência de massa de ar seco e quente, especialmente entre agosto e setembro em Goiás.
Em Goiânia, as temperaturas não passam dos 28º e as mínimas podem chegar a 12º durante a semana.
Com informações da Agência Brasil e do site Climatempo.
]]>