José Eliton avaliza medidas que aperfeiçoam aposentadoria de policiais civis
Diário da Manhã
Publicado em 18 de junho de 2016 às 03:37 | Atualizado há 9 anosO vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, recebeu, na manhã de ontem (17), representantes de sindicatos e associações ligadas à Polícia Civil. Apresentaram demandas da categoria – principalmente aquelas vinculadas à aposentadoria dos policiais civis -, obtiveram a anuência e apoio do vice-governador e secretário, e ainda destacaram avanços e investimentos feitos na corporação desde que José Eliton assumiu a Pasta, em 25 de fevereiro deste ano. A reunião foi acompanhada pelo delegado licenciado e deputado federal João Campos e pelo diretor-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio.
No encontro, o vice-governador e titular da SSPAP manifestou despacho favorável da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária à aposentadoria especial – o “especial” é termo definido pela Constituição Federal por se tratar de atividade de risco – com permanência da integralidade e paridade dos proventos e também ao abono de permanência que seria pago aos profissionais que se aposentam mas que querem continuar trabalhando.
O delegado licenciado e deputado federal João Campos destacou que este posicionamento da SSPAP vai mitigar a espera de policiais civis que aguardavam a tramitação do processo de aposentadoria – há casos em que o profissional adiou a solicitação na expectativa de resolução destes entraves. João Campos ainda ressaltou o reflexo do abono de permanência junto ao efetivo, uma vez que o policial civil, ainda que aposentado, poderia continuar no cargo.
Segundo a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás (Sindepol), Silvana Nunes, essas eram reivindicações antigas da categoria. “O que percebemos, a partir de agora, é que temos nossos direitos reconhecidos e assegurados. A solução acordada traz justiça e celeridade aos processos de aposentadoria que estavam paralisados”, concluiu.
Além do Sindepol – representado pela delegada Silvana Nunes -, também participaram do encontro o presidente da Associação dos Delegados de Polícia (Adpego), Waldson Ribeiro; o presidente da União dos Policiais Civis (Ugopoci), José Virgílio; o presidente da Associação dos Papiloscopistas Policiais (Appego), Juliana Soares; o presidente da Associação dos Peritos e Médicos Legistas (ASPECGO), Antônio Macedo; o presidente do Sindicato dos Peritos Criminais e Médicos Legistas (Sindipericias), Rony Castilho; entre outros servidores da Polícia Civil que também integram sindicatos e associações.
Reconhecimento
O delegado-geral de Polícia Civil, Álvaro Cássio dos Santos, aproveitou a reunião para agradecer ao vice-governador e secretário pelos benefícios e avanços proporcionados à categoria. “Em nome da Polícia Civil, quero agradecê-lo por tudo que tem feito por esta corporação. Nossos policiais se sentirão ainda mais motivados”, disse. “Esses despachos [favoráveis e relacionados às aposentadorias dos policiais] foram de suma importância e vão nos ajudar significativamente, pois temos excelentes policiais que podem contribuir ainda mais com a instituição [falando especificamente do abono de permanência]”, finalizou.
Outros participantes da reunião adotaram tom semelhante em seus pronunciamentos. E elencaram investimentos feitos pelo governo do Estado em pouco mais de quatro meses em que José Eliton está à frente da SSPAP. Incluindo desde a inauguração da Delegacia em Senador Canedo, passando por entrega de novos armamentos, e o anúncio de troca da frota utilizada pelas forças policiais.
A título de ilustração, somente no dia 13 de junho último, foram entregues 70 submetralhadoras SMT, 704 pistolas semiautomáticas e 484 coletes balísticos modelo feminino para agentes de delegacias localizadas no Entorno do Distrito Federal.
]]>