Justiça aceita nova denúncia contra Lula
Welliton Carlos da Silva
Publicado em 17 de dezembro de 2016 às 10:01 | Atualizado há 8 anosSe condenado pela Justiça Federal por conta dos crimes de tráfico de influência [reclusão de 2 a 5 anos e multa], lavagem de dinheiro [3 a 10 anos de reclusão e multa] e organização criminosa [3 a 8 anos de reclusão e multa] no âmbito da Operação Zelotes, da Polícia Federal, o o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode pegar até 23 anos de prisão.
Luiz Cláudio Lula da Silva, filho de Lula, também teve aceito o pedido de condenação e prisão, que agora será analisado à luz do processo penal pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal.
Com a decisão, Lula passa definitivamente a colecionar processos. Ele já é réu no âmbito da Lava jato e em outra situação, em que teria tentado comprar o silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras.
Dessa vez, as denúncias indicam que o ex-presidente, Luiz Cláudio, Mauro Marcondes e Cristina Mautoni participaram de um esquema no contrato de compra dos caças suecos Gripen.
Através da montagem de uma organização criminosa, Lula teria comercializado até mesmo uma medida provisória que beneficia empresas privadas.
No caso em específico o filho de Lula recebeu R$ 2,5 milhões da empresa dos consultores, afirma a denúncia da MPF.
No caso Cerveró, Lula e mais sete réus são denunciados por três crimes: embaraço à investigação de organização criminosa [pena de 3 a 8 anos de prisão]; patrocínio infiel [ pena de 6 meses a 3 anos], exploração de prestígio [pena de 1 a 5 anos].
]]>